UAI

Corsa e Montana - Motor 1.4 na linha 2008

Modelos ganham mesmo propulsor do Prisma, mas com mais potência e torque. Mudanças quase imperceptíveis no visual e fim da versão 1.0 do Sedan são outras novidades

Publicidade
Foto:

De olho na concorrência e preocupada com a queda nas vendas das versões equipadas com o motor 1.8, considerado beberrão, a GM decidiu incluir a opção do 1.4 EconoFlex na linha 2008 do Corsa (hatch, sedã e picape Montana); promover pequenas mudanças, quase imperceptíveis, no visual externo e interno; e alterar o mix de produção.

O motor 1.4 é o mesmo que equipa o sedã Prisma, o EconoFlex, porém com mais potência e fôlego. Ele desenvolve 99cv (10cv a mais) com gasolina, e 105cv (8cv a mais), quando abastecido apenas com álcool; e gera torque de 13,4kgfm (0,5kgfm a mais) com o combustível extraído da cana e 13,2kgfm (0,8kgfm a mais) com o derivado do petróleo. Para conseguir esse aumento, a GM mudou o coletor de admissão, de alumínio para plástico, que reduziu o peso do conjunto (em 35%) e a rugosidade (melhorando o fluxo); instalou um filtro de ar maior, o que permite que o motor ?respire? mais, escapamento maior e mais ?livre?; e reprogramou o sistema de injeção eletrônica, fazendo com que a curva de torque ficasse ainda mais plana. Segundo o vice-presidente de engenharia da GM, Pedro Manuchakian, isso foi possível porque havia mais espaço no compartimento do motor e na carroceria.

Fôlego

Na prática, o novo motor, que é o 1.4 mais potente do mercado, permite bom desempenho do hatch, sedã e picape. O propulsor tem bom torque (fôlego), já a partir de 2.500rpm, o que garante retomadas de velocidade e acelerações (o Sedan faz de 0 a 100km/h em 12,2s, com álcool). Não foi avaliada a Montana, com peso, mas, de acordo com a GM, ela vence rampas de até 30% de inclinação, com capacidade total de carga. O consumo é um pouco maior em relação ao EconoFlex do Prisma, mas continua sendo um dos principais pontos positivos. Por exemplo, segundo dados da montadora, o Corsa Sedan 1.4 faz 12,6km/l na cidade e 17,5km/l na estrada, com gasolina, enquanto o Prisma atinge 13,1km/l na cidade e 18,5km/l, com o mesmo combustível. Acima das 4.000rpm, o nível de ruídos de funcionamento do motor é um pouco elevado. Outra novidade interessante é o sistema de partida a frio, que permite a partida em ambientes de até 8°C negativos, sem o uso de gasolina.

Esteticamente, as mudanças internas e externas são quase imperceptíveis, com pequenas alterações no pára-choque dianteiro e nos faróis; novas rodas de liga; lanternas traseiras com lente fumê (no hatch); novos tecidos dos bancos; e grafismo do painel de instrumentos. A GM aproveitou também o lançamento da linha 2008 e do motor 1.4 para alterar os preços e as ofertas de versões: o Corsa Sedan 1.0 sai de linha; as versões Premium, do Corsa hatch 1.0, e as Joy, Maxx e Premium do 1.8 também; a versão Conquest da Montana agora tem apenas a opção do novo motor 1.4; e o preço do Corsa hatch 1.0 baixou em cerca de R$ 1 mil (agora é de R$ 28.990) e a tendência é de que esse modelo também deixe de ser produzido em breve. Um das novidades na lista de acessórios é o CD Player com saída para iPod, que pode ter a marca Chevrolet.

A GM aposta tanto no motor 1.4, que alterou de forma radical seu mix de produção. O Corsa hatch, por exemplo, será fabricado mensalmente na seguinte proporção: 1.0 (2.500), 1.4 (3.500) e 1.8 (300). Do Sedan, 95% das versões produzidas terão motor 1.4, e apenas 5% o 1.8.

(*) Jornalista viajou a convite da General Motors do Brasil

Preços

Corsa hatch 1.0 ? A partir de R$ 28.990

Corsa hatch 1.4 ? Varia de R$ 30.990 a R$ 36.190, na versão Maxx; e de R$ 33.990 a R$ 38.790, na Premium

Corsa hatch 1.8 SS ? R$ 44.759

Corsa Sedan 1.4 ? Varia de R$ 32.990 a R$ 37.990, na versão Maxx; e de R$ 35.990 a R$ 40.790, na Premium

Corsa Sedan 1.8 ? Joy, a partir de R$ 36.632; e Premium, a partir de R$ 48.535

Picape Montana 1.4 Conquest ? Varia de R$ 29.590 a R$ 36.487

Picape Montana 1.8 Sport ? A partir de R$ 45.280