Não deixe que um simples pneu furado estrague o seu dia, ou pior, a sua noite. O jeito é encarar o problema com tranquilidade para que ele não se transforme em prejuízo maior ou até mesmo em tragédia, pois caso o motorista insista em fazer a troca em local perigoso, pode acabar provocando acidente.
PRECAVIDO
O estepe deve estar sempre calibrado e as ferramentas necessárias em ordem: chave de rodas, ganchos para remoção das calotas/proteção dos parafusos, chave que libera o estepe (alguns modelos que têm o estepe pendurado na traseira usam esse dispositivo), macaco e triângulo. Adicionar uma luva, uma lanterna (com pilhas novas, é claro!) e um pano a esse kit é uma boa pedida, pois a troca não é uma operação limpa, principalmente para os carros que tem pneu reserva sob o porta-malas; e a substituição do pneu furado de noite é uma operação bem complicada.
DE EMERGÊNCIA
É importante lembrar que os estepes de emergência quase sempre são menores que os de uso normal e isso significa que o pneu furado não vai caber no local onde fica o reserva. Ou seja, ficará no porta-malas até o borracheiro. Depois da troca, o motorista deve tomar muito cuidado, pois a velocidade desses pneus é limitada (geralmente a 80km/h). Caso ele rode por muito tempo a uma velocidade acima do limite, o pneu pode estourar e as consequências...
OPOSTO
Ao desapertar ou apertar os parafusos, faça-o de forma alternada de um a outro diametralmente oposto. Caso algum parafuso esteja difícil de desapertar, dê algumas marteladas para ajudar a soltá-lo. Nunca utilize graxa ou óleo nos parafusos, pois isso fará com que se soltem depois de presos.
PASSO A PASSO
1) A primeira providência, depois de perceber que o pneu furou, é procurar um local seguro e o mais plano e firme possível. Acostamento de estrada não é um local muito seguro, pois a operação de troca sempre exige uma espaço maior e seu carro vai ficar muito exposto. Procure um local um pouco mais afastado. Um local plano torna a substituição mais fácil e segura (se for num piso inclinado, use calço na roda oposta) e o piso firme evita que o macaco afunde ou (pior) que o veículo se movimente. Nunca pare em terra fofa ou barro;
2) Puxe o freio de mão e engate a primeira marcha ou ré, para evitar que o carro se movimente. Os passageiros deverão descer do veículo;
3) Abra o porta-malas e pegue o conjunto macaco, triângulo e chave de rodas. Ligue as luzes de advertência e posicione o triângulo de segurança a cerca de 50 metros do carro, para que os outros motoristas tenham tempo de desviar. Vista a luva. Quem tem veículo com estepe no porta-malas vai achar mais fácil retirá-lo, enquanto os que têm carro com pneu reserva do lado de fora, embaixo do compartimento de carga, vão demorar um pouco mais, pois a operação é mais complicada e suja;
4) Consulte o manual do veículo para saber quais são os pontos de apoio do macaco. Isso é muito importante para evitar deformações na carroceria ou a queda do veículo. Gire a manivela no sentido horário até que o macaco se apoie no piso e se encaixe na carroceria. Retire as calotas (se houver), encaixe a chave de roda nos parafusos e gire-a no sentido anti-horário, sem retirá-los;
5) Com o veículo apoiado no macaco, gire a manivela até que o pneu furado esteja a 10cm do solo. Com a chave de rodas, retire os parafusos afrouxados e depois a roda. Encaixe o estepe no eixo, guiando-se pelo pino mestre, que ajuda a posicionar o novo conjunto roda/pneu no lugar certo. Posicione os parafusos no lugar correto e gire-os com a mão no sentido horário e aperte-os com a chave de roda;
6) Gire a manivela no sentido anti-horário até que o pneu encoste no chão e seja possível retirar o macaco. Feche-o totalmente, pois, caso contrário, ele não vai se encaixar no local apropriado dentro do porta-malas. Aperte os parafusos. Não coloque força excessiva (isso vai evitar problemas na próxima troca), mas aperte-os até encontrar uma resistência maior. Recolha o triângulo e guarde as ferramentas e o pneu furado. Encaixe corretamente o macaco e as ferramentas para que não fiquem fazendo barulho;
7) Procure rapidamente um borracheiro, pois, se faltar sorte e outro pneu furar, vai ficar literalmente na mão.