Quem nunca admirou aqueles veículos bonitos e luminosos que aparecem à frente dos bólidos de corrida? Pois eles são os chamados carros-madrinha, safety-car ou pace-car, aqueles automóveis preparados para colaborar com os procedimentos de uma corrida de carros. Eles são fundamentais em um possível período de cautela (causado por obstruções ou acidentes) durante as provas, quando entram em cena na frente do primeiro colocado para reter a velocidade; ou puxando a fila antes das largadas. Enquanto estiverem atuando em um circuito, eles não podem ser ultrapassados. O safety-car de cada competição é escolhido conforme o contrato entre os organizadores da competição e os fabricantes de veículos. Normalmente, são acordos milionários, já que o “puxa-filas” geralmente é um modelo vendido no mercado e fica em evidência na prova.
FORMULA 1 O supercarro da Mercedes-Benz, o SLS AMG GT, é o atual carro-madrinha da competição mais famosa do automobilismo. Para acompanhar os “foguetes”da categoria, o esportivo teve um ajuste especial em seu motor V8, de 591cv; no câmbio, para deixar as trocas de marcha mais rápidas; e na calibragem dos amortecedores, que ficaram mais duros. Ele é considerado o pace-car mais rápido da história da Fórmula 1. Mesmo assim, ele é em média 35 a 45 segundos mais lento por volta que um monoposto da principal categoria do automobilismo.
NASCARDe maneira diferente da maioria das disputas automobilísticas, a competição americana tem um safety-car para cada prova de sua categoria. Normalmente, os carros são fornecidos pelo patrocinador local do circuito ou da associação das concessionárias locais. O seleto grupo de carros que compõe o time de pace-cars da modalidade tem: Toyota Camry, Ford Mustang, Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger.
DTM A charmosa classe de turismo do automobilismo alemão revelou que neste ano seu carro-madrinha será da marca do olho do gato. Trata-se de um BMW M4 Coupe com carroceria com várias partes em fibra de carbono e difusores que ajudam na estabilidade do veículo. Outro destaque dessa maquina é a preparação de seu motor 3.0 bi-turbo de seis cilindros, que desenvolve 431cv de potência, 125cv a mais que o modelo de rua. Além da BMW, Audi e Mercedes-Benz compõem o grid dessa tecnologicamente refinada competição.
500 milhas de indianápolis Quem vai puxar a fila da mais famosa e tradicional prova do calendário norte-americano é o Camaro Z/28, que recebe o bastão do Corvette Stingray, que atuou na corrida de 2013. O esportivo da GM tem debaixo do capô um potente motor V8, que entrega 505cv de potência e 49kgfm de torque. Outro fator interessante que engloba esse grande prêmio é quem vai pilotar esse safety-car. Neste ano, o tri-campeão da prova Dario Franchitti terá a honra de conduzir o madrinha pelo oval de Indianápolis.
24 horas de le mans Ela é demorada e de tirar o sono dos fanáticos por automobilismo. Por isso, os organizadores da prova precisam de uma marca imponente e de um veículo potente para acompanhar os pilotos madrugadeiros do longo circuito francês. Embora o de 2014 ainda não esteja anunciado, os safety-cars de Le mans dos últimos anos foram fornecidos pela Audi. No ano passado, o superesportivo R8, com motor V10, de 525cv; e a perua foguete RS4 Avant da marca alemã (equipada com um V8 4.2, que gera 450cv) tiveram a honra do posto de madrinha dessa histórica corrida.