Depois de mais um ano de vendas recordes no mercado nacional ajudadas pela redução do IPI, a indústria nacional quer se firmar cada vez como uma das maiores produtoras de veículos do mundo. O IPI terá aumentos gradativos até junho, quando voltarão as alíquotas cheias. Selecionamos algumas das principais novidades que estarão rodando em solo tupiniquim este ano.
Fiat A líder no mercado nacional terá poucos lançamentos este ano. O tão aguardado sucessor do Fiorino terá poucas chances e, se chegar, deverá ser no fim do ano. O Palio Fire terá mais incrementos para seduzir os consumidores. O acabamento interno deverá ter outro nível.
Volkswagen A segunda colocada vai atacar de Up!. O carrinho compacto mundial terá como novidade o motor 1.0 de três cilindros flex. A lendária Kombi, que não emplaca 2014, terá como sucessora a Transporter, feita na fábrica de Resende (RJ). O Golf, que deverá ser produzido na unidade do Paraná, chegará como importado este ano.
General Motors Depois da enxurrada de lançamentos em 2012 para atualização de toda a linha, a GM levanta um pouco o pé do acelerador e vai atacar de Onix sedã e de um utilitário para fazer frente ao Ecosport. Esse utilitário é derivado da família Onix e utiliza a nova plataforma GSV (sigla em inglês para veículo compacto global).
Ford A marca do oval azul atualiza e nacionaliza o New Fiesta nas carrocerias hatch e sedã, que vão estrear o novo motor Sigma 1.6 com potência aumentada para 130cv. Esse motor era esperado para o Ecosport, mas será aplicado primeiro na linha Fiesta e posteriormente na terceira geração do Focus, que chegará até o primeiro semestre. O Fusion começará a ser vendido no início do ano. O utilitário Kuga, derivado do Focus, será importado da Argentina. A Ford aposta também no utilitário Everest de sete lugares derivado da picape Ranger e que vai concorrer com TrailBlazer. E no fim do ano será a vez do Ka bem maior do que o atual nas carrocerias hatch e sedã.
Renault A picape Logan é uma das novidades da marca francesa, que vai apostar na reestilização da dupla Logan/Sandero. Esses já foram modificados na Europa e o resultado agradou muito.
Peugeot O grande lançamento da marca é o compacto 208, sucessor do 207. Será fabricado em Porto Real. Outra aposta da marca é no sedã 301, concorrente direto do Logan. O crossover 4008 também dará o ar da graça por aqui. O modelo é o Mitsubishi ASX com logotipo francês.
Citroën A marca da duplo chevron embarca na onda do C4 Aircross, outra derivação do ASX, com logotipo da Citroën. O médio DS4 desembarca no primeiro trimestre, completando a família, que já tem o DS3 e o DS5. O sedã C4 L mostrado em Paris vai ocupar o lugar do Pallas.
Honda A novidade será o sedã Civic equipado com motor 2.0 flex e sem o famigerado tanquinho para partida a frio. O utilitário CR-V será equipado também com motorização flex.
Hyundai A coreana, que faturou o título de Carro do Ano 2012 da imprensa especializada com o hatch HB20, aposta na carroceria sedã do modelo. Além dele, entra no embalo das versões aventureiras com o HB20X.
Toyota As fichas vão para a versão aventureira do recém-lançado Etios.
Audi A marca traz o A3 Sportback de quatro portas, que deverá ser fabricado na unidade do Paraná, juntamente com o Golf. Ambos são o mesmo carro, porém a gravata é da Audi.
Chery A chinesa vai importar a nova geração do utilitário Tiggo. E vai trazer o compacto Celer nas carrocerias hatch e sedã.
JAC A marca, que lá lançou pedra fundamental da fábrica na Bahia, vai importar a van Refine para executivos.
Dodge/Jeep O imenso utilitário Durango será a novidade da marca este ano. Modelo de mais de cinco metros de comprimento é o Mercedes Classe M com roupagem da Dodge. Enquanto a Jeep vai importar o novo Grand Cherokee.
Mercedes O novo Classe A é a novidade da marca da estrela para este ano.