Depois do anfíbio Splash, mostrado em 2004, a Rinspeed apresentou, no Salão de Genebra, em março (2008), um conceito ainda mais diferente: o sQuba, um carro capaz de mergulhar a uma profundidade de mais de 10 metros, com um simples comando. De acordo com o proprietário da empresa, Frank Rinderknecht, a criação do modelo é um sonho antigo da marca. O sQuba tem dimensões de um médio (3,78 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,11 m de altura e 2,30 m de entre-eixos), capacidade para duas pessoas, chassi feito em aço e carroceria com painéis em fibra de carbono; e pesa 920 quilos. O motor é elétrico e desenvolve 37 kW (50 cv) de potência e 16,3 kgfm de torque. A tração é traseira.
Vrum - 13/07/08
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O modelo teve como inspiração o filme "007 - O Espião que me Amava", do agente inglês James Bond. Com sua estrutura de tubos de carbono, o veículo traz duas hélices que o impulsionam. Para os ocupantes não se afogarem, o sQuba tem um sistema de fornecimento de oxigênio. A princípio, o modelo não será produzido em série.
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Movido a três motores elétricos, um para terra e dois para a água, que possibilitam passeios submarinos a até dez metros, o veículo não produz qualquer emissão de gases. O automóvel permanece conversível debaixo d'água por motivos de segurança, segundo o fabricante. O oxigênio é fornecido por duas máscaras ligadas a um cilindro de ar comprimido, semelhante a um aqualung.
No asfalto, o sQuba atinge a velocidade máxima de 120 km/h e, no melhor estilo Bond, não precisa de motorista para dirigir. Para isso, Rinderknecht adaptou uma tecnologia que utiliza sensores de raio laser como olhos para manter o carro na rua e evitar acidentes. Não existem planos de fabricação em massa, mas o inventor Rinderknecht avalia que o veículo sairia por menos que um Rolls Royce. O protótipo custou mais de 1 milhão de euros.