UAI

Conheça as novas tecnologias que vão equipar os carros no futuro próximo

Na comemoração do centenário, a alemã ZF mostra à imprensa de todo o mundo tecnologias automotivas que serão apresentadas ao público no Salão de Frankfurt, em setembro

Publicidade
Conheça as novas tecnologias que vão equipar os carros no futuro próximo
Conheça as novas tecnologias que vão equipar os carros no futuro próximo Foto: Conheça as novas tecnologias que vão equipar os carros no futuro próximo

Active Kinematics Control (AKC) faz com que as rodas traseiras auxiliem ativamente a viragem das rodas dianteiras


De Potsdam, Alemanha * -
O fabricante de autopeças ZF acaba de incorporar a TRW e passa a ter 230 unidades em 40 países. Para celebrar os 100 anos de atividades, a empresa mostrou na pista do Automóvel Clube Alemão (Adac) tecnologias que estarão presentes nos carros dentro de poucos anos, que vão desde o sistema que dispensa o motorista para estacionar o veículo; frenagem de emergência, independentemente da vontade do condutor, e um dispositivo que mapeia o modo de dirigir, diminuindo a velocidade nas curvas. Para quem gosta de dirigir, o carro do futuro, que já está no presente, será muito, muito chato. Porém, terá muita segurança.


A condução automatizada está em evidência. A ZF fornece transmissões automáticas, acionamento dos eixos, sistemas ativos de chassi, até aqueles de assistência ao motorista, abrangendo câmeras e radares, direção elétrica, entre muitos outros. A primeira unidade da empresa fora da Alemanha foi construída em São Caetano do Sul, em São Paulo, e fornecia a transmissão do DKW Vemag.



DIREÇÃO O sistema, denominado Assistência de Emergência à Direção (ESA), faz com que o carro desvie de um obstáculo sem a interferência do motorista a uma velocidade de 80km/h. E um dispositivo de retenção puxa o cinto em cerca de 4cm para reter o motorista no assento, evitando o movimento pendular.
 

NUVEM Denominado Pre Vision Cloud Assist, esse sistema oferece muita segurança. Diferentemente daqueles baseados em GPS, tecnologia em nuvem considera as coordenadas geométricas e informações sobre a velocidade máxima permitida e armazena dados na nuvem referentes à posição do carro. Ao fazer novamente o mesmo caminho, o sistema utiliza dados armazenados e calcula a velocidade ideal para fazer a curva sem usar o freio, proporcionando segurança.

 

 

ESTACIONAR Grande parte dos motoristas tem horror a manobrar o carro em espaço apertado. O trunfo do sistema ZF é o ângulo de viragem do eixo direcional (dianteiro) em 75° do carro urbano inteligente. O conceito do chassi substitui a suspensão convencional McPherson por dois braços de controle e foi criado espaço nos para-lamas para as rodas atingirem o ângulo de 75°. O sistema de assistência coloca o carro em quase toda vaga e pode ser controlado remotamente por relógio inteligente ou smartphone. O motorista faz a manobra por controle remoto, do lado de fora, como se estivesse em um carro de brinquedo.



CHASSI O Active Kinematics Control (AKC) faz com que as rodas traseiras auxiliem ativamente a viragem das rodas dianteiras. O carro ganha agilidade e estabilidade na mudança de direção. A viragem das rodas traseiras aciona os atuadores eletrônicos ativos de direção – que podem ser um central ou dois instalados na suspensão de cada roda. Porsche 911 e a nova geração do Audi Q7 usam esse sistema. O ângulo de viragem traseiro atinge até 5°. Em velocidade de até 60km/h, as rodas traseiras ficam na direção oposta às dianteiras, enquanto acima disso as rodas traseiras ficam na mesma posição das dianteiras, aumentando a estabilidade direcional e a dinâmica da condução.

 


FREIO O sistema de frenagem de emergência (AEB) usa câmeras. Até o fim do ano, a nova geração de câmeras de vídeo vai equipar diversos modelos na Europa, América do Norte e Ásia. Com maior potência de processamento, a tecnologia detecta semáforos, animais grandes e objetos diversos. E frenagem automática de emergência para pedestres à noite. E pode ser combinada com outros sensores e atuadores para oferecer base sólida de segurança ativa.

SUSPENSÃO A nova versão do eixo de peso leve com molas transversais de direcionamento das rodas é produzida com plástico reforçado em fibra de vidro para veículos de passeio. Esse conceito pesa 13% a menos do que uma suspensão multilink, obtendo o mesmo desempenho dela. Trata-se de uma suspensão traseira do tipo McPherson e acrescenta um braço longitudinal com guia da roda como adicional, reduzindo a complexidade do eixo traseiro.

 


CONDUÇÃO O sistema semiautomatizado em rodovias possibilita virar, frear e acelerar automaticamente acima de 40km/h. É a combinação do controle de velocidade (vulgo piloto automático) e da centralização da faixa para manter o carro na pista e com distância segura do carro da frente. O passo seguinte é o sistema de 360° com capacidades laterais, como controle de mudança de faixa.

* Jornalista viajou a convite da ZF.