UAI

Confira quais foram os principais lançamentos de 2015

Queda nas vendas, enxurrada de recalls e escândalos envolvendo montadoras marcaram o ano de 2015, que teve também importantes lançamentos, como no segmento de SUVs

Publicidade
Confira quais foram os principais lançamentos de 2015
Confira quais foram os principais lançamentos de 2015 Foto: Confira quais foram os principais lançamentos de 2015



Não há um setor produtivo no Brasil que não esteja torcendo para que 2015 chegue logo ao fim, já que foi um ano duro, que vai deixar lembranças negativas. E com a indústria automotiva não foi diferente, pois a expectativa é de que o ano feche com queda de cerca de 27% nas vendas de automóveis e comerciais leves. A Fiat fechou o ano na liderança do mercado, mesmo sem ter lançado produto novo. E como se não bastasse, 2015 foi marcado pelo excesso de recalls, revelando um certo desleixo no controle de qualidade da produção. Enquanto, nos EUA, a Volkswagen foi denunciada no escândalo “dieselgate”, por fazer alterações fraudulentas para maquiar as emissões de seus modelos, no Brasil, a Hyundai/CAOA e a MMC Mitsubishi foram acusadas de fazer parte de esquemas de corrupção, com pagamento de propina a políticos para aprovar medida provisória que estendeu benefícios fiscais. Mas 2015 foi também um ano de importantes lançamentos, como no segmento de utilitários-esportivos compactos, que movimentou o mercado.

Renault Duster Oroch



Honda HR-V


ANO DOS SUVs
Quando 2015 começou, a grande expectativa girava em torno de três novos modelos que chegariam no segmento de SUVs compactos. O primeiro foi o Honda HR-V, em março, disponível somente com tração 4x2 e motor 1.8 flex. Logo em seguida vieram o Jeep Renegade, com opções 4x2 e 4x4 e motores flex e a diesel, e o Peugeot 2008, equipado com sistema que permite trafegar em diferentes pisos. E o ano chega ao fim tendo o HR-V como líder de vendas no segmento, seguido pelo Renegade. As vendas do Honda começaram antes. Para não ficar para trás, a Renault reestilizou o Duster, que passou na frente do Ford EcoSport e do também reestilizado Hyundai ix35. Outros SUVs tiveram o visual modificado, como o Mitsubishi Outlander, o VW Touareg e o Toyota SW4.

Peugeot 2008



Hyundai HB20


COMPACTOS
Neste segmento, destaque para os 35 anos do VW Gol, que atualmente ocupa a melancólica quinta posição no ranking de emplacamento. A marca alemã salvou o ano com o lançamento do up! TSi, a versão turbo do carro que ainda não conseguiu deslanchar em vendas no país. A Renault veio a reboque com o Sandero RS, com motor 2.0 de 150cv. Entre os compactos Premium, destaque para o Audi A3 e o BMW Série 1, que passaram a ser produzidos no Brasil. E entre os modelos de preços mais baixos, a Chery lançou o Celer hatch e sedã nacionais e o QQ reestilizado. A Hyundai também modificou o visual do seu bem-sucedido HB20, que ocupa a terceira posição no ranking de emplacamento.

Audi A3



Ford Focus


MÉDIOS
As boas novidades neste segmento foram os Ford Focus hatch e Fastback. A Hyundai reestilizou o i30 e a Peugeot apresentou os novos 308 e 408, enquanto a VW deu um tapa no visual do Jetta nacional.

ESPORTIVOS e LUXUOSOS
E para quem gosta de acelerar e andar com estilo não faltaram opções. A Ford trouxe o novo Mustang e a GM rebateu com a sexta geração do Camaro. E A Audi fez sua parte com o TT reestilizado. Entre os modelos de luxo, a novidade foi o início da comercialização dos Jaguar F-Type e XE. A VW marcou presença com a oitava geração do Passat e a Hyundai com o novo Azera.

VW Passat


PICAPES
Destaque para o lançamento da Renault Duster Oroch, picape que estreou novo segmento entre compactas e médias. E a nova geração da Toyota Hilux.

DESPEDIDA
E 2015 foi o ano do adeus para VW Polo, Mitsubishi TR4, Renault Kangoo, Ford Courier e F-250, e Chevrolet Celta, que saíram de linha. O Ducato também teve as vendas suspensas em Minas.

PROBLEMAS
Além das várias campanhas de recall, a indústria automotiva enfrentou alguns problemas que ficaram sem solução, como o superaquecimento no câmbio PowerShift da Ford e defeitos na direção e freio do Chevrolet Onix. A VW burlou a emissão de diesel nos EUA, sendo que 17.075 unidades da Amarok vendidas no Brasil estavam no pacote. E a gasolina passou a ter 27% de álcool. Sem alteração para motor flex, enquanto os antigos a gasolina é que sofrem.

BOAS E MÁS NOVAS
Depois de muita polêmica, o Conselho Nacional de Trânsito decidiu pelo uso facultativo do extintor de incêndio, mas lobby no Congresso quer o equipamento de volta. Será por quê? O mesmo órgão aprovou a obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade para todos os novos modelos vendidos no Brasil a partir de 2020. A nota triste foi o adiamento da exigência do uso de cadeirinhas infantis nas vans escolares.

Jeep Renegade