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Confira os modelos derivados do Ford Mustang que não foram às ruas

Desde que foi lançado, há 55 anos, o Ford Mustang serviu de inspiração para diversos projetos, mas muitos permaneceram como conceitos, servindo apenas de estudo de design

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Confira os modelos derivados do Ford Mustang que não foram às ruas
Confira os modelos derivados do Ford Mustang que não foram às ruas Foto: Confira os modelos derivados do Ford Mustang que não foram às ruas

Mustang Station Wagon

 

Quando se fala em Ford Mustang, a primeira associação que se faz é com um autêntico pony car, ou muscle car para alguns, esportivo em sua essência, um ícone dos anos 1960. Mas, recentemente, a montadora norte-americana mostrou que o modelo pode ter variações ao apresentar o Mustang Mach-E, um SUV elétrico que traz o DNA de um puro sangue. O que muita gente não sabe é que este não é o primeiro modelo derivado do pony car, já que logo após o seu lançamento, em 1964, alguns conceitos foram revelados, mas não passaram de simples objetos de estudo da marca e sequer foram para as ruas.


PERUA Um desses modelos foi a versão station wagon do Mustang, que teve um protótipo construído em 1966, trazendo estilo europeu, um pouco distante das linhas do cupê norte-americano. Com três portas e sem a coluna B, a perua se destacava pela frente alongada e a ampla linha do teto, que resultava em generosa área envidraçada nas laterais.

Mustang Station Wagon

 

A traseira chapada mais parecia a tampa de um furgão ou carro funerário. Mas vista de frente, a station wagon revelava a sua origem inspirada no Mustang. Mas a perua não passou de um estudo, porém, seus elementos de design foram incorporados em outros modelos da marca no fim dos anos 1960.

Mustang Station Wagon

Mustang conversível de dois lugares


DOIS LUGARES De 1961 a 1962, a Ford desenvolveu um protótipo de dois lugares do Mustang conversível. Com referências ao Thunderbird, o modelo teve o banco traseiro retirado para diminuir o peso, privilegiando o espaço apenas para o motorista e o passageiro. Mas o Mustang conversível de dois lugares também não passou de um estudo e nunca chegou a ser produzido.

Mustang Allegro, de 1962


ALLEGRO Já o Mustang Allegro, de 1962, foi um protótipo desenvolvido pelo time de design comandado por Gene Bordinat. Com a frente longa e o habitáculo compacto, as linhas e proporções do modelo serviram de base para as próximas gerações do Mustang nas cinco décadas seguintes.

Mustang Avanti-Allegro, de 1963


AVANTI Em 1963, a Ford desenvolveu o conceito denominado Mustang Avanti-Allegro, que manteve a frente longa, mas com o teto marcado por acentuada inclinação, formando conjunto harmônico com a traseira curta, que tinha lanternas circulares. O amplo vidro traseiro e as grandes janelas laterais (sem coluna B) privilegiavam a visibilidade.

Mustang de quatro portas


QUATRO PORTAS O Mustang sempre foi conhecido como um autêntico pony car, um cupê de linhas esportivas e duas portas, que usava a plataforma do compacto Falcon. Mas em 1965, a Ford resolveu arriscar e apresentou o Mustang de quatro portas, com linhas mais retas e teto plano. Mas a ideia não agradou aos inúmeros fãs do modelo.

Mustang Mach I, de 1966


MACH Em 1966 foi a vez do conceito Mustang Mach I, que apresentava indicativos de como seria o modelo de 1968. O longo e imponente “nariz” foi inspirado no Mustang II de 1963. O conceito Mach I foi apresentado no Salão do Automóvel de Detroit de 1967 e já trazia as linhas do Mustang de produção. Mas o teto curto e o bocal de abastecimento semelhante ao dos carros de competição são elementos que nunca foram usados no carro de produção.

Mustang Allegro II, de 1967


RELEITURA O conceito Allegro II, de 1967, foi uma releitura do modelo apresentado em 1962. Com estilo speedster e uma espécie de asa nas laterais, o modelo tinha a traseira bem diferente, fugindo da proposta original. No mesmo ano, a Ford mostrou o Mustang Mach II, um projeto de parceria entre o chefe de design Gene Bordinat e o Grupo de Veículos Especiais. Equipado com motor V8 de 289HP, o esportivo de dois lugares apresentava um layout que o capacitava como possível sucessor do Shelby Cobra. Mas o Mach 2 nunca passou a barreira dos salões do automóvel.

Mustang Milano


MILANO E RAMBO No início dos anos 1970, a Ford mostrou o conceito Mustang Milano, com traseira horizontalizada e frente alongada. Mas as linhas do protótipo nunca foram vistas em um Mustang de produção.

Mustang RSX 1980

 

Já o Mustang RSX 1980 foi desenvolvido pelo estúdio italiano Ghia. Era um modelo concebido como um carro de rali, baseado na terceira geração do Mustang, apresentada em 1979. Tinha a distância entre-eixos menor e outros requisitos exigidos nos ralis europeus.

Mustang Rambo

 

Em 1990, foi a vez do conceito Rambo, que tinha linhas consideradas extremas para justificar sua produção.

Mustang Mach III, de 1992


MACH III Em 1992, o Mustang Mach III mostrou para o público a nova direção de design da quarta geração do Mustang. Mas enquanto o Mustang 1994 mantinha os elementos clássicos, o Mach III de dois lugares trazia soluções de design que jamais foram vistas no Mustang de produção.