UAI

Confira os dez modelos mais emplacados no Brasil em 2018

Mercado fechou o ano em expansão, com alta de 13,74% em relação a 2017. Fenabrave divulga lista com os modelos mais vendidos do país

Publicidade
Confira os dez modelos mais emplacados no Brasil em 2018
Confira os dez modelos mais emplacados no Brasil em 2018 Foto: Confira os dez modelos mais emplacados no Brasil em 2018

Chevrolet Onix foi o campeão pela quarta vez consecutiva


O mercado automotivo fechou o ano no positivo, com alta de 13,74% em relação a 2017, totalizando 2.470.654 emplacamentos entre automóveis e comerciais leves, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). A marca que mais vendeu foi a Chevrolet, “dona” de 17,58% do mercado. Não por acaso, o modelo mais emplacado do país, pelo quarto ano consecutivo, foi o Chevrolet Onix, com 210.458 unidades vendidas, o dobro do segundo colocado, o Hyundai HB20, que teve 105.506 registros, seguido de perto pelo Ford Ka, com 103.286 emplacamentos. A Chevrolet ainda colocou o Prisma, sedã derivado do Onix, na quinta colocação, com 71.735 unidades vendidas.

Hyundai HB20 ficou em segundo, com metade das vendas do Onix

Ford Ka ficou em terceiro, com poucas unidades a menos que o Hyundai HB20


A segunda marca que mais vendeu veículos foi a Volkwagen, o fabricante que mais tem investido em produtos e pretende ser líder já em 2019. No ano passado, a marca alemã ficou como 14,9% do mercado nacional, sendo o seu modelo mais vendido o bom e velho Gol, o quarto no ranking de emplacamentos, com 77.612 unidades. Outro modelo da VW que está entre os 10 mais emplacados é o Polo, em sexto lugar, com 69.584 registros.

Gol é o modelo mais emplacado da Volkswagen

VW Polo é o sexto mais vendido do Brasil


A Fiat ocupa a terceira colocação entre os fabricantes, com 13,18% do mercado, sendo o seu representante no Top 10 dos automóveis mais emplacados o hatchback Argo, com 63.011 unidades, o oitavo colocado. A marca italiana também se destaca entre os comerciais leves, ocupando a primeira colocação, com 38,61% dessa fatia, representando 142.382 veículos. O mais vendido é a Strada, com 67.227 emplacamentos – se fosse colocada junto aos automóveis, a picape compacta ficaria na oitava colocação geral –, seguida pela Fiat Toro, com 58.477 registros.

Com 63.011 emplacamentos, Argo é o automóvel mais vendido da Fiat...

... mas a picape Strada, classificada como comercial leve, vende ainda mais, com 67.227 registros


O quarto fabricante que mais vendeu veículos, que consolida a hegemonia das quatro marcas mais longevas, foi a Ford, com 9,17% do mercado. Em seguida vem a Renault, com 8,7%, que tem como principal representante o pequeno Kwid, sétimo mais vendido do país, somando 67.320 unidades. A Hyundai está na sexta colocação entre as marcas, com 8,36%, seguida pela Toyota, que tem 8,1% do nosso mercado, sendo o seu Corolla o décimo automóvel mais vendido, de acordo com o ranking da Fenabrave, com 59.062 emplacamentos. A Honda conta com 5,33% do mercado, mais não traz nenhum modelo entre os 10 mais emplacados.

Toyota Corolla é o 10º automóvel mais vendido do país


Um dos destaques entre os fabricantes nacionais é a Jeep (pertencente ao Grupo FCA, o mesmo da Fiat), que responde por 4,33% do mercado brasileiro mesmo tendo apenas modelos com maior valor agregado (o mais barato é o Renegade Sport 1.8 MT, com preço sugerido de R$ 78.490). Mas o destaque da marca é o Compass, que é o nono modelo mais vendido, com 60.284 unidades. Por consequência, o modelo é o SUV mais vendido do Brasil, mesmo tendo porte médio e custando a partir de R$ 111.990. O restante das marcas respondem por 9,95% do nosso mercado de automóveis e comerciais leves.

VENDAS DIRETAS
As vendas diretas, feitas fora do varejo para consumidores com CNPJ, vêm ganhando uma parcela cada vez mais significativa dos emplacamentos totais. Em 2018, a média de emplacamentos nessa modalidade foi de 42,95%, sendo que nos automóveis ela representou 38,7%, e entre os comerciais leves, 70,77%. Em 2012, ano em que o mercado automotivo brasileiro chegou ao ápice, com 3.634.506 emplacamentos, a média de vendas diretas foi de 25,06%, com 21,3% dos automóveis e 47,6% dos comerciai leves.

Esta modalidade também foi determinante para o bom desempenho de alguns modelos. No caso do campeão Chevrolet Onix, nada menos que 41,4% das vendas foram para esse perfil de consumidor. Dos 10 automóveis mais emplacados de 2018, o VW Gol é o mais vendido em termos percentuais por vendas diretas, que correspondem a 66,3% do total. O Jeep Compass também nada de braçada aí, com 58,1%, seguido pelo Chevrolet Prisma, com 43,6%, e Ford Ka, 42,5%. Em 2012, dos cinco automóveis mais emplacados, o percentual de vendas diretas ficou assim: Fiat Uno, 37,5%; VW Gol, 32,6%; Fiat Palio, 28,6%; Chevrolet Celta, 22,6%; e VW Fox, 17,6%.

Entre os comerciais leves, o número de vendas diretas é naturalmente superior, mas não há como não se impressionar com o percentual de vendas da Fiat Strada nessa modalidade em 2018: 95,8%. A VW Saveiro não fica muito atrás, com 87,9% do total de emplacamentos por vendas diretas. A Fiat Toro também de destaca: 80,1%. Se voltarmos a 2012, dos cinco comerciais leves mais emplacados, o percentual de vendas nessa modalidade ficou da seguinte forma: Chevrolet Montana, 72%; VW Saveiro, 57,5%; Fiat Strada, 55%; VW Kombi, 46,6%; e Chevrolet S10, 45,4%.

Jeep Compass ficou em nono lugar no geral, e é o SUV mais vendido do Brasil