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Confira os detalhes do Audi R8 V10 Coupé Plus, um superesportivo que só tem um defeito: o preço

Aceleramos o superesportivo que impressiona pelo visual e desempenho proporcionado por seu motor de 610cv, capaz de levá-lo aos 100km/h em 3,2 segundos. Pena que custa caro!

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Confira os detalhes do Audi R8 V10 Coupé Plus, um superesportivo que só tem um defeito: o preço
Confira os detalhes do Audi R8 V10 Coupé Plus, um superesportivo que só tem um defeito: o preço Foto: Confira os detalhes do Audi R8 V10 Coupé Plus, um superesportivo que só tem um defeito: o preço

A carroceria é feita de alumínio e polímeros de fibra de carbono, 15% mais leve do que a geração anterior

 

De São Paulo - Sabe aquele sonho de criança de acelerar uma supermáquina, de ser o Speed Racer por um dia? Pois é, nem todos têm a oportunidade de torná-lo realidade. Mas eu e outros felizardos fizemos isso em São Paulo, na apresentação do Audi R8 Coupé V10 Plus, o superesportivo da marca alemã que impressiona por vários motivos. Desde o visual impactante ao desempenho absurdo proporcionado pelo motor V10 de 610cv. O único porém é o preço, que não cabe no bolso de qualquer um.

Modelo tem linhas fluidas e aerodinâmicas, que favorecem ainda mais o desempenho

Na traseira, aerofólio fixo e grandes saídas do escapamento em formato trapezoidal


A segunda geração do Audi R8 é o modelo da marca que mais se aproxima de um carro de pista. As linhas aerodinâmicas da carroceria revelam o verdadeiro propósito do esportivo. A carroceria é feita de alumínio e polímeros de fibra de carbono, o que resultou em uma redução de 15% do peso em relação à geração anterior, mas com 40% a mais de rigidez torcional. São 4,42m de comprimento, 1,24m de altura e 1,94m de largura, dimensões equilibradas, que formam um conjunto harmônico.


Na frente, o capô longo tem início na grade ampla, com interior tipo colmeia, e serve de moldura para os faróis a laser, que geram um feixe de luz azul, transformada em luz branca por um conversor de fósforo. O sistema, que é de série, conta ainda com uma câmera inteligente e sensores que detectam outros veículos e ajustam os padrões de iluminação para não ofuscar a visão dos motoristas. Na traseira, os destaques ficam por conta das saídas do escapamento em forma trapezoidal e o vidro, que proporciona a visão ampla e irrestrita do motor iluminado. É claro que tem também o aerofólio fixo feito de polímero de fibra de carbono reforçado.

Interior tem acabamento sofisticado, com couro e costura contrastante nos bancos


COCKPIT Mas o grande barato do R8 está do lado de dentro. O carro é baixo e exige mobilidade para acessar o banco do motorista, que tem desenho esportivo. Uma vez lá dentro, os olhos brilham e não dá mais vontade de sair. O brinquedinho de gente grande tem um volante semelhante ao dos carros de corrida, com todos os comandos à mão do piloto. O botão start/stop está lá junto ao seletor do Audi Drive Select, que possibilita diferentes configurações para o carro, ajustando motor, direção, suspensões e câmbio. Tem ainda um botão para controlar o sistema de escape, deixando o ronco do motor ainda mais volumoso, e um seletor que ajusta o coeficiente de atrito, preparando o esportivo para rodar no seco, molhado ou neve.

O volante concentra os principais comandos, para o motorista não desviar a atenção da direção


Confortavelmente ajeitado no banco do motorista, você tem à sua frente o quadro de instrumentos com o virtual cockpit, que por meio de uma tela de 12,3 polegadas disponibiliza gráficos elaborados com todas as informações sobre o carro. Quem dirige pode aumentar ou diminuir o mapa de navegação e os instrumentos, tudo isso sem desviar a atenção da pista.

O Audi Virtual Cockpit fornece todas as informações bem à frente do motorista


ACELERANDO E dirigir o R8 é a melhor parte da brincadeira. Basta apertar o botão start/stop no volante para ouvir imediatamente o ronco do poderoso V10 aspirado de 5.2 litros e 610cv, instalado na posição central-traseiro. Com o Audi Drive Select na posição performance foi só acelerar para ver o potencial da máquina, que devora quilômetros de maneira insaciável. Fica a critério do motorista deixar o câmbio S Tronic de oito marchas na posição D ou fazer as mudanças nas atelas atrás do volante. Ele tem a velocidade máxima limitada em 330km/h e acelera até 100km/h em 3,2 segundos. Não chegamos a tanto, mas conseguimos alcançar os 100km/h em 3,4 segundos, um pouco mais do que o aferido pelo fabricante.

O câmbio automático S Tronic de oito velocidades proporciona trocas de marchas suaves e rápidas


Com suas rodas de liga leve de 20 polegadas e pneus de perfil bem baixo (245/30), o R8 é bem duro, como qualquer esportivo de verdade. Mas é um detalhe que pouco importa para quem compra um carro desse tipo. O importante é que as suspensões e a eletrônica garantem o carro grudado ao chão, com total segurança nas curvas. Chega a lembrar um kart, nas devidas proporções. Mas, apesar da proposta, é um carro com acabamento sofisticado e com tecnologias de entretenimento disponíveis no MMI Touch, no Audi Connect e no poderoso sistema de som Bang & Olufsen, que são equipamentos de série.

Motor V10 de 5.2 litros faz o R8 chegar aos 100km/h em apenas 3,2 segundos, com máxima de 330km/h


Com a pompa de ser o modelo de produção mais potente e mais rápido em toda a história da Audi, o R8 V10 Plus chega ao Brasil custando a bagatela de R$ 1.170.990. Mas se o cliente quiser os bancos tipo concha, de competição, vai pagar mais R$ 16 mil. Tem ainda as opções de costura contrastante (R$ 7 mil) e a pintura arara- azul (R$ 13 mil). Nada que um bom prêmio da Mega-Sena não possa resolver.

Abaixo das lanternas traseiras, grandes saídas de ar para auxiliar na refrigeração do motor

Faróis a laser garantem iluminação eficiente, enquanto as rodas aro 20 polegadas são calçadas com pneus perfil 30



(*) Jornalista viajou a convite da Audi