A Peugeot está convencida de que o segmento de SUVs médios é a bola da vez, principalmente no mercado europeu. Pensando nisso, a montadora caprichou na segunda geração do 3008, modelo que será mostrado ao público no Salão do Automóvel de Paris, de 1º a 16 de outubro. E para brigar por um espaço no segmento, o utilitário chega com desenho ousado, com linhas marcantes, e traz como cereja do bolo o Peugeot i-Cockpit, que tenta criar um novo conceito do espaço destinado ao motorista, estimulando o prazer de dirigir.
O desenho do novo 3008 não nega sua identidade. É um SUV de fato, com a frente verticalizada e mais alta. O capô tem frisos e a ampla grade conta com elementos cromados e o leão símbolo da marca ao centro. A identidade do felino está também nos faróis halogênicos espichados, que trazem opcionalmente uma linha de luzes de LED. Na parte inferior do para-choque, grandes entradas de ar e um elemento cinza que sugere o prolongamento do peito de aço. O para-brisa inclinado compõe um conjunto aerodinâmico com o teto arqueado, que pode sair de fábrica na cor preto brilhante, com barras de inox que se estendem até o aerofólio traseiro. A traseira tem linhas mais simples e formas robustas, com lanternas de três elementos.
TECNOLOGIA Mas não basta ter um visual imponente para ser um SUV de verdade. E para provar que é bom em situações adversas, o novo 3008 conta com sistema antipatinagem com cinco modos de aderência – normal, neve, lama, areia e ESP desligado – acionados por comando no console. As rodas de 18 polegadas podem ser calçadas com pneus apropriados também para a lama e neve. O modelo conta ainda com o Hill Assist Descent Control (HADC), que mantém o veículo em baixíssima velocidade em declives acentuados, garantindo o controle da direção e a segurança.
E tem mais eletrônica no novo 3008 para favorecer a condução. O SUV tem frenagem automática de emergência, alerta de risco de colisão, alerta ativo de mudança de faixa, alerta de atenção do condutor, reconhecimento das placas de velocidade e sistema ativo de vigilância de ângulo morto. Para facilitar as manobras, o motorista conta com o Visiopark, que possibilita a visão em 360 graus, e a última geração do Park Assist.
O interior do 3008 é espaçoso, funcional e versátil. O banco traseiro é rebatível em 2/3 e 1/3 e desliza sobre trilhos para aumentar a capacidade do porta-malas, que pode variar de 520 a 1.580 litros (até o teto). Na frente, motorista e passageiro são envolvidos pelo i-Cockpit, que deixa todos os comandos à mão, passando a sensação de o motorista estar em um carro de competição. Detalhes como o volante de extremidades achatadas e painel digital com tela central tátil dão o toque de modernidade ao modelo.
Na Europa, o novo 3008 terá as opções de motores 1.2 e 1.6 a gasolina e 1.6 e 2.0 a diesel. A nova geração é 8cm maior do que a atual, com 4,45m de comprimento, graças à distância entre-eixos de 2,67m, que também cresceu 6,2cm. A largura foi mantida em 1,84m, assim como a altura, de 1,62m. As rodas grandes favorecem a altura livre do solo, que é de 22cm. Trata-se de um SUV com todos os requisitos para se dar bem no asfalto e na terra. O modelo chegará ao mercado europeu em outubro e no Brasil provavelmente em 2017.