
É como começar do zero. Você deve estar em lua de mel  com o novo possante, mas para que esse momento não se transforme em lua  de fel é bom traçar um novo plano de manutenção para o veículo.  Substituir algumas peças, como a correia dentada, por exemplo, pode  evitar danos graves ao motor, assim como a troca correta de óleo pode  impedir uma retífica prematura. 
CORREIA DENTADA  A troca desse componente deve ser a primeira providência depois da  compra do carro, pois se ela arrebentar poderá danificar válvulas,  pistãos e até bielas, causando um grande prejuízo. Consulte o manual  para saber o período de troca e lembre-se de que existem algumas  situações (como a do carro que roda muito em regiões poeirentas, de  minério etc.) em que a substituição deve ser antecipada. Caso o veículo  não tenha manual, peça a um mecânico para dar uma boa conferida no  estado da correia. 
ÓLEO LUBRIFICANTE A troca do  óleo deve ser a segunda medida depois de receber as chaves, pois ele é  responsável não só pela lubrificação, mas também pela refrigeração do  motor. Se você não sabe quando foi a última vez, o melhor é fazer a  substituição e começar a contar a partir daí seis meses ou cinco mil  quilômetros, o que ocorrer primeiro, para fazer a próxima troca. É  importante lembrar que o filtro também deve ser substituído, para evitar  a contaminação do óleo novo. Lembre-se: o produto tem que ter as  especificações previstas no manual do proprietário.
PNEUS Eles  não devem ter sulcos com menos de 1,6mm de profundidade, “ovos” nas  laterais ou rasgos na banda de rodagem, para poderem oferecer segurança.  Você também deve ficar atento para saber se o pneu tem as  especificações corretas para o seu veículo, como índices de carga e  velocidade, pois o antigo dono, para economizar na hora da venda, pode  ter colocado pneus diferentes, que não são apropriados para o desempenho  do carro. Não esqueça também de calibrá-los corretamente antes de sair  por aí. Confira como está o estado do estepe e lembre que ele tem  validade entre cinco e seis anos.
FILTROS São  baratos e vale a pena trocá-los depois de fechar o negócio. Além dos  filtros de combustível e de ar, não esqueça do de cabine, que pode  evitar doenças respiratórias e mau cheiro no habitáculo. 
 
LÍQUIDOS Como  você não sabe quando o proprietário anterior trocou o fluido de freio e  da direção hidráulica e o líquido do sistema de refrigeração, o melhor é  levar o carro a um mecânico e pedir que faça a substituição de todos  eles. 
PASTILHAS E LONAS  Assim que puder, faça uma revisão do sistema de freios, trocando, além  do fluido de freio, pastilhas e lonas, para evitar que elas danifiquem  os discos e os tambores. 
CINTO DE SEGURANÇA  Todos os cintos de segurança devem ser substituídos depois de batidas  frontais, off-set (de quina), laterais ou capotamentos. Portanto, se  existe a suspeita de que o carro esteve envolvido em algum acidente e  foi submetido a um esforço muito grande, ele poderá não salvar a sua  vida da próxima vez. Lembre-se também de que o cinto tem data de  validade (ela geralmente fica em uma etiqueta, na fita do cinto).
	
	
LUZES Peça  a um eletricista para checar se todas as luzes externas estão  funcionando de forma correta, pois um farol desregulado pode gerar R$  127,69 de multa e cinco pontos no prontuário; enquanto uma luz de freio  queimada vai custar R$ 86,13 e quatro pontos na ficha.
ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO  São procedimentos relativamente baratos e devem ser feitos logo que  possível, para evitar o consumo prematuro dos pneus, o desequilíbrio do  carro e o desgaste do sistema de direção. 
EQUIPAMENTOS Lembre-se  de conferir se o estepe, a chave de roda e o macaco estão em condições  de uso, para não ter que ficar no acostamento esperando por uma ajuda.  Cheque também se existe triângulo de segurança e o estado dele.
 
RECALL De  acordo com a Portaria Conjunta nº 60 da Secretaria de Direito Econômico  (à qual se subordina o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor –  DPDC) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que começou a  valer em 17 de março de 2011, veículos que são convocados para recall e  não comparecerem têm a ausência marcada no certificado de registro e  licenciamento de veículo (CRLV). Consulte o site do Ministério da  Justiça (www.mj.gov.br/recall) para saber se existe algum chamado para o  veículo e cobre do proprietário anterior o comprovante do  comparecimento ao recall. O novo dono pode também consultar o site www.procon.sp.gov.br/recall.asp  e os serviços de atendimento das marcas  para saber se existe alguma convocação para o modelo.
	