UAI

Confira as 6 dicas para você economizar combustível dirigindo seu carro

Com os constantes aumentos nos preços dos combustíveis, pequenos e simples atos podem ajudar a diminuir o consumo e o prejuízo no bolso

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Confira as 6 dicas para você economizar combustível dirigindo seu carro
Confira as 6 dicas para você economizar combustível dirigindo seu carro Foto: Confira as 6 dicas para você economizar combustível dirigindo seu carro

[embed]https://www.youtube.com/embed/5KwhR-NsPvE[/embed]

A Petrobras anunciou mais um aumento nos preços dos combustíveis nesta quinta-feira (15/4). A partir de hoje (16), os distribuidores pagarão a mais 3,7% pelo diesel e 19% pela gasolina. Com isso, a gasolina passa a ser vendida aos distribuidores a R$2,64 o litro, enquanto o diesel será comercializado por R$2,74 o litro, nas refinarias da Petrobras. Este foi o sétimo aumento nos preços dos combustíveis desde o início do ano. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar a gastar menos combustível no dia a dia. Confira!


Carregar tralhas desnecessárias no carro ajuda a aumentar o peso e o consumo de combustível

DICA 1 – LIVRANDO DAS TRALHAS

Antes mesmo de dar a partida no veículo, podemos nos livrar do peso desnecessário que deixamos no carro, geralmente no porta-malas ou até mesmo no banco traseiro, Bolsa, caixa, ferramentas que a gente não usa… tudo isso gera peso e, por sua vez, aumenta o consumo. O alívio de peso ajuda a aumentar a autonomia do carro, permitindo andar alguns quilômetros a mais. Em corridas como arrancadas, por exemplo, os pilotos tiram até o forro das portas. Então, não custa nada a gente levar só o essencial.

A calibragem dos pneus deve ser conferida semanalmente, pois se estiverem vazios, influenciam no consumo

DICA 2 – PNEUS SEMPRE CALIBRADOS

A segunda dica é calibrar os pneus regularmente. Um pneu baixo pode aumentar consumo de combustível do seu carro em até 2,5%. Se possível, tente calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana e com a pressão indicada pelo fabricante, que pode estar na lateral da porta, no compartimento de combustível ou, certamente, no manual de instruções do seu veículo.

Tentar manter o giro do motor próximo às 2.000rpm ajuda a economizar combustível

DICA 3 – DE OLHO NO GIRO

Tente manter o giro do motor em uma faixa mais próxima das 2.000rpm, evitando passar das 3.000rpm. Tal procedimento também contribui para economizar combustível. O ideal é não acelerar demais em marchas mais fortes, como primeira ou segunda, pois isso gerará um gasto desnecessário.
Ao subir morros, tentar manter o motor nessa faixa intermediária de giros também contribui para o menor consumo de combustível. Ter uma aceleração progressiva, com trocas de marchas compatíveis com o aclive, nos ajuda a poupar.
Ao descer, evite colocar o carro na “banguela” ou em ponto neutro. Quando fazemos isso, o giro do motor cai, mas diferentemente do que muitos pensam, os carros de hoje consomem combustível nessa situação. Eles foram feitos para trafegar engrenados. Se colocarmos uma marcha mais fraca, como quarta ou quinta, o consumo será reduzido. Os carros atuais usam uma tecnologia chamada “Fuel Cut Off”, onde a injeção de combustível é cortada ou muito reduzida quando o veículo desce um declive em marchas fracas, por isso a indicação de 99,9km/l aparece nos computadores de bordo.

Vidros abertos ou fechados? Na cidade é melhor abertos, e na estrada, fechados

DICA 4 – JANELAS ABERTAS OU FECHADAS?

Com o calor dos últimos dias, o ar-condicionado se tornou indispensável dentro dos veículos. Porém, com a chegada do outono, as temperaturas tendem a cair. Desligar o ar-condicionado e trafegar com a janela um pouco aberta em trânsito urbano ajuda a economizar cerca de 3% de combustível.
Vale lembrar que na estrada a regra muda. Dirigir com vidros abertos aumenta o consumo de combustível, pois o vento entra pelo carro e aumenta o coeficiente de arrasto. Ou seja, carro enfrenta mais resistência do ar e, com isso, eleva o consumo de combustível. Nesse cenário, fechar os vidros e usar o ar-condicionado contribui para um consumo reduzido.

No para e anda do trânsito urbano o ideal é evitar acelerações e frenagens bruscas

DICA 5 – ALIVIE O PÉ DIREITO

Nas grandes cidades já é mais do que rotina o trânsito lento. Aquele “acelera e freia” que prejudica nossa média de consumo e com isso gastamos muito mais combustível. Uma dica que pode nos ajudar a gastar menos é ter visão além do carro à nossa frente. Se os carros da frente estão freando, não precisamos continuar acelerando e gastando combustível desnecessário. Deixe o carro deslizar e seja progressivo para frear. Ao arrancar, não acelere demais nas marchas mais fortes, pois também é uma forma de economizar combustível.

DICA BÔNUS – REVISÃO É PRIMORDIAL!

O carro tem de passar por revisão periódica. Não adianta apenas abastecer, dirigir e “ser feliz”. A manutenção preventiva e periódica vai fazer com que o consumo do seu carro diminua. Bicos injetores limpos, velas novas, bomba de combustível nova, filtros de ar e de combustível novos e de qualidade vão dar longa vida ao motor do seu carro e fazer você gastar menos no posto na hora de abastecer.