Quando o comerciante Carlos Augusto de Amorim Felicíssimo percebeu que os pneus do seu Toyota Corolla estavam se desgastando de maneira anormal, levou o veículo à concessionária Rodobens, em Belo Horizonte. Porém, em vez de analisar o caso para tentar resolver o problema, a autorizada da Toyota encaminhou o cliente para o atendimento da Pirelli, marca dos pneus defeituosos. Apesar de ter estranhado, o comerciante ligou para o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Pirelli, que direcionou a análise dos pneus para uma revenda autorizada da marca.
“O técnico realizou uma análise muito simples, colocou o carro num elevador e foi olhando os pneus sem usar qualquer equipamento. Depois ele se negou a trocá-los”, conta Carlos. De acordo com o advogado Geraldo Magela Freire, especialista em direito do consumidor, esse procedimento está errado. “Ninguém vai a uma concessionária para comprar um amontoado de peças. Ao comprar um veículo você está comprando uma unidade. Então, o cliente não tem obrigação de procurar pelo fornecedor da peça defeituosa, quem tem obrigação de reparar o erro é o fabricante”, explica o advogado.
ESCAMANDO
Entre os 11 mil e os 12 mil quilômetros rodados, o proprietário começou a notar que os pneus do veículo estavam apresentando um desgaste anormal. “A banda de rodagem dos pneus Pirelli P7 estavam escamando e, na lateral, a borracha estava ressecada”, explica. O processo de desgaste foi aumentando e, com 14 mil quilômetros rodados, Carlos Augusto levou o veículo à autorizada, onde foi orientado a procurar pelo SAC da Pirelli.
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Basta chegar perto dos pneus para verificar que existe uma escamação, concentrada principalmente nas laterais da banda de rodagem. Ao atritar a unha no ombro dos pneus, a borracha parece estar se esfarinhando, se acumulando na unha. O componente também apresentou desgaste acentuado para a quilometragem que rodou, visto que, de acordo com Carlos, o veículo é usado apenas por sua esposa e sem qualquer sobre-esforço dos pneus. Apesar disso, o laudo emitido pela revenda da Pirelli estabelece que “a análise evidenciou que o pneu encontra-se dentro dos padrões normais de fabricação, sem quaisquer degradações ou imperfeições decorrentes do processo produtivo”.
SEM GARANTIA
Depois que a reportagem entrou em contato com a Toyota, a concessionária Rodobens resolver substituir os pneus dianteiros do Corolla “como cortesia”. Com esse procedimento pode até parecer que o problema foi resolvido. Mas por trás desta cortesia se esconde o fato de que o serviço não foi feito em garantia, já que não foi a Toyota quem realizou a troca.
Os pneus recolhidos serão analisados pela Toyota. “Acho que o justo seria trocar os quatro pneus. Mas, para acabar logo com essa história, a troca dos pneus dianteiros já está de bom tamanho”, disse Carlos Augusto. De acordo com a Toyota, o procedimento adotado pela concessionária foi errado. O correto seria levar o caso para o fabricante, o que não foi feito, mas nunca para o fornecedor da peça (a Pirelli).