Apontado como a futura geração do Mitsubishi Eclipse, o Concept-RA, conceito apresentado no Salão de Detroit, que termina amanhã, é um esportivo com força e estilo suficientes para suceder a atual versão da marca japonesa. A combinação entre a carroceria leve - feita de alumínio e plásticos recicláveis - e o motor turbodiesel amplia as possibilidades do esportivo de linhas nervosas, principalmente, visto de frente, com faróis estreitos e a dianteira larga e os pára-lamas destacados, que contornam as rodas aro 21 polegadas.
A opção dos japoneses pelo motor movido a diesel segue tendência do Salão de Detroit, de se usar os esportivos como isca para atrair a preferência dos norte-americanos para esse tipo de propulsão. A Audi adotou a mesma tática com o R8V12 TDI. O do Concept-RA é de 2.2 litros, quatro cilindros e 16V, que fica parcialmente exposto no capô de resina plástica, reforçando o aspecto agressivo. Equipado com injeção commonrail, gera 204 cv e 42,8 kgfm de torque e segue a legislação ambiental, pois dispõe de sistema de conversor catalítico, com filtro de partículas. Equipado com tração integral, que equipa o Lancer Evolution, o Concept-RA também tem o mesmo câmbio do irmão, o SST, de embreagem dupla.
Nas laterais, destacam-se as grandes rodas de 21 polegadas e pára-lamas, além das entradas de ar. Tanto na traseira quanto na dianteira, são as lanternas e os faróis pequenos que formam o conjunto, que, ao mesmo tempo, suaviza as linhas e dá dinamismo à carroceria. As portas que se abrem no formato tesoura completam o desenho esportivo. O volante achatado na base e a iluminação laranja do painel compõem visualmente as atrações do revestimento interior, que é simples, com poucos comandos e design característico da marca.