UAI

Conceito - Sala familiar

Nissan Forum cria jeito descontraído para monovolume, com muitos itens de conforto, para reconquistar os americanos, cada vez mais adeptos dos crossovers

Publicidade
Foto:

A idéia de que o monovolume é um carro sem graça, apropriado para levar os filhos à escola e fazer as compras da semana colaborou para o declínio do segmento. Enquanto isso, os crossovers crescem com diferentes propostas de estilo e ocupam a vaga deixada pelos monovolumes. A Nissan tentará recuperar o carisma dos carros familiares com o conceito Forum, apresentado no Salão de Detroit. Apesar do tamanho - que comporta três fileiras de assentos e sete passageiros -, os designers do centro de estilo norte-americano da marca, o Design Nissan America, localizado em La Jolla, na Califórnia, se valeram do clima local e conceberam linhas ousadas para a proposta.

Linhas retas da traseira são quebradas pelas lanternas, que formam meia parábola. Revestimento em madeira e carpete de lã compõem visual


Além de estilo, o Forum tem praticidade. As portas deslizam sem necessidade de trilhos, o carro tem grande teto panorâmico e linha de cintura alta. Os assentos lembram confortáveis poltronas de primeira classe de boas aeronaves e a segunda fileira gira sobre o próprio eixo, em 90° ou 180°, recriando o espaço interno. Há também uma série de itens que justificam o tom familiar do conceito: pela tela de LCD no painel o motorista pode monitorar a movimentação nos bancos traseiros e, inclusive, desligar o som dos aparelhos de DVD e do videogame como castigo pela eventual bagunça, além de um forno de microondas. Câmeras no exterior, algumas nos arrojados retrovisores, permitem visualizar 360° ao redor do veículo. O interior é completado com carpete de lã e revestimento de madeira do painel.

Visto de frente, os pequenos faróis integrados com a destacada grade negra servem de equilíbrio para a grande área envidraçada. Na traseira, as linhas retas são quebradas pelas lanternas, que formam meia parábola. O motor ainda não foi revelado, mas a Nissan aponta que, provavelmente, usará um movido a diesel e que esteja em consonância com as urgentes preocupações ambientais. O câmbio é o CVT XTronic, de infinitas relações de transmissão.