Concebido nos Estados Unidos em parceria com designers do Brasil, o Nissan Extrem passa longe de qualquer tipo de conservadorismo, incorporando linhas futuristas e dinâmica impactante. O conceito é o primeiro veículo da montadora a ser desenvolvido em terras tupiniquins e criado especificamente para os brasileiros. Além disso, o Extrem, ao que tudo indica, servirá de base para um novíssimo carro a ser produzido na fábrica que a Nissan vai construir em Resende, no Sul do estado do Rio de Janeiro.
AVENTUREIRO DAS RUAS Para realçar o visual robusto e exótico, o Extrem tem faróis e lanternas com luzes de LED e desenho em formato de bumerangue, com os indicadores de direção na ponta de cima. Mesmo com um ar um pouco robusto, o veículo tem acabamento bem refinado. O conceito foi projetado dentro da filosofia see through, que proporciona aos ocupantes uma visão privilegiada do que se passa do lado de fora. Os detalhes encontrados na tampa de combustível e nas rodas dão um toque aventureiro ao urbanoide. O teto do Extrem busca inspiração nos tradicionais calçadões de pedras portuguesas espalhados pelo Brasil.
LARANJA O modelo apresentado na cor “solar córtex”, que nada mais é do que um laranja metálico com alguns detalhes radiantes. Para garantir um amplo espaço interno, o conceito da Nissan tem distância entre-eixos de 2.450mm. As medidas externas são: 3.850mm de comprimento, 1.530mm de altura e 1.765mm de largura. O conceito utiliza a plataforma V, que é a mesma do March, mas ampliada em todos os aspectos em comparação com o compacto. Para garantir espaço para uma bagagem aventureira, o porta-malas foi dividido em duas camadas. Debaixo do capô, o Extrem tem um motor 1.6, que lança mão de turbo e injeção direta para unir desempenho com economia e nível baixo de emissão de poluentes.
EXTREMO O conceito foi desenvolvido para o público jovem, mais especificamente o de profissionais que alcançaram sucesso. O Extrem exprime, de acordo com a Nissan, as principais características do vivaz povo brasileiro. Com design esportivo e pronto para enfrentar as ruas brasileiras, o conceito acerta na mosca em vários aspectos e é uma boa base para a Nissan se espelhar para os seus projetos futuros voltados para o mercado nacional. Num país carente de modelos com design e cores ousadas, além de econômicos, o Extrem surge como uma ótima largada para a montadora japonesa.