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Como em qualquer vitrine, preço de carros em concessionária deve estar visível

Descrição de preço à vista e financiado nos carros à mostra nas concessionárias facilita compreensão de encargos que incidem nos parcelamentos. Leia os exemplos

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Consumidores mais atentos que visitaram concessionárias de veículos em Belo Horizonte nos últimos meses já puderam observar nos veículos expostos nos showrooms a exibição de seu preço à vista e, ao lado, a descrição minuciosa de uma condição de financiamento escolhida para o modelo. Em algumas revendas, as informações estão no para-brisa ou nos vidros laterais; em outras, em totens dispostos ao lado do carro. A descrição é obrigatória e nada mais é do que uma atenção ao cumprimento dos artigos 6º e 31º do Código de Defesa do Consumidor que prevê a informação do preço em qualquer produto, mas que, em se tratando de veículos, raramente era cumprida. Percebendo isso, o Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público do estado, expediu a Recomendação 03/2012, exigindo das revendas a obediência às normas.

Detalhamento permite entender melhor por que Fiat Idea custa R$ 46.160 à vista e R$ 64.087,80 a prazo...

A recomendação é de julho, mas dava prazo de 60 dias para as revendas se adequarem e somente para este mês está prevista fiscalização mais intensa. E é válida para todo o estado de Minas Gerais. Pela recomendação, além do preço à vista - que deve ser o sugerido pelo fabricante (tabela) ou o promocional no caso de oferta -, deve estar devidamente explicado o valor cobrado a prazo, constando o número, a periodicidade e o valor das prestações, os juros e todos os demais encargos que incidem sobre o financiamento, além do preço do carro se comprado a prazo. O que é fundamental nas negociações de financiamento, já que os juros não são o único encargo que define as prestações. Em sua composição, há taxas legais como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), controversas como a tarifa de crédito/TC (que substituiu a tarifa de abertura de crédito/TAC) e até questionáveis como remuneração de terceiros não envolvidos na transação. Todos os modelos expostos nos salões têm que estar devidamente "etiquetados".

... ou como o Honda City vai de R$ 61.860 a R$ 72.101,88

Ao contrário de produtos mais simples, como as opções de financiamento de veículos são muitas, coube a cada concessionária escolher um plano para exemplificar a compra do carro. E é justamente o ponto que deve servir de atenção para o consumidor. Grande parte das concessionárias adotou um exemplo de financiamento por CDC (crédito direto ao consumidor), que costuma ter menos encargos que o leasing. E, além disso, foram adotados planos do tipo padrão, sem opções mirabolantes de parcelas com valores diferentes (não é incomum planos em que no primeiro ano as prestações são menores e depois dobram de preço) ou compras com início do pagamento em dois ou três meses depois de fechado o negócio. De qualquer forma, a descrição é válida para que o consumidor saiba que ela existe e peça para ver a planilha equivalente com a discriminação do plano que pretende fechar.