Depois da exagerada polêmica do gato preto na propaganda do novo Gol, um vídeo publicitário da Volkswagen volta a chamar a atenção nas redes sociais, mas agora surpreendendo o público positivamente.
A campanha do novo Fusca só estreia na próxima segunda-feira (25) e foge completamente dos clichês de comerciais de carros no Brasil. No lugar de cenários cinematográficos, apenas o Centro de São Paulo na década de 1970, especificamente o emblemático Viaduto do Chá. O apresentador Cazé Peçanha entrevista pedestres no local sobre o novo Fusca 2013, completamente recheado de itens tecnológicos inimagináveis para o Brasil dos anos 1970. Naquela década, o Fusca era o carro mais popular nas ruas das nossas cidades e as pessoas parecem não acreditar ao ver a versão do modelo de 2013.
O vídeo mostra uma moça abrindo a tampa do porta-malas e questionando a ausência do motor. Outro não entende bem o que é o bluetooth, muito menos o que é o câmbio DSG tiptronic. A produção conta, ainda, com a participação do ex-jogador Rivellino e do humorista Mussum.
A proposta da Volkswagen nessa criação da AlmapBBDO, com produção da ParanoidBR, é resgatar a imagem do Fusca como patrimônio emocional dos brasileiros, sem deixar de valorizar a modernidade do automóvel em sua versão atual.
Foram utilizados carros e ônibus originais da década, mas detalhes como o piso do Viaduto, atualmente liso, e que antes era composto por milhares de mapas do estado de São Paulo em pedras, foram reconstruídos digitalmente.
Confira os vídeos: