Combustível tá caro? Confira os 10 automóveis mais econômicos do Brasil

Listamos os modelos mais eficientes do mercado brasileiro, com exceção dos híbridos e elétricos, que ainda são caros para quem precisa poupar uns trocados

Combustível tá caro? Confira os 10 automóveis mais econômicos do Brasil Listamos os modelos mais eficientes do mercado brasileiro, com exceção dos híbridos e elétricos, que ainda são caros para quem precisa poupar uns trocados

A gasolina apresentou aumento de 4,49% na primeira quinzena de fevereiro, com preço médio nacional de R$ 5,033 pelo litro. Trata-se da primeira vez desde 2011, quando a Ticket Log começou a registrar a série histórica, que a média nacional fica acima de R$ 5.

De acordo com a última pesquisa divulgada, desde junho do ano passado, existe um movimento de alta no preço da gasolina. A partir de maio, última oportunidade em que havia sido registrada uma queda nos preços, o aumento é de 25,7%. Já o etanol registrou alta de 2,08%, com preço médio nacional de R$ 3,857 o litro.

Com o preço dos combustíveis nas alturas, a escolha de um modelo de carro mais econômico pode ser o diferencial entre terminar o mês no azul ou no vermelho. Listamos os dez modelo mais econômicos vendidos no mercado brasileiro, tirando os híbridos e elétricos, que ainda são caros e uma escolha mais ambientalmente correta do que para salvar o bolso.

As medições de consumo são feitas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com o mesmo padrão e ciclo para todos os veículos, possibilitando a comparação justa entre os modelos. Além do consumo de combustível medido no tradicional formato de quilômetros por litro (km/l), o ranking é definido, sobretudo, pelo consumo energético, medido em megajoules por quilômetro (MJ/km).


Os 10%2b econômicos do Brasil*

1
Chevrolet Onix Plus 1.0 manual

Consumo energético – 1,34 MJ/km

Consumo urbano
14,3 km/l (gasolina)
10,1 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
17,7 km/l (gasolina)
12,5 km/l (etanol)

2
Renault Kwid 1.0 manual

Consumo energético – 1,39 MJ/km

Consumo urbano
14,9 km/l (gasolina)
10,3 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
15,6 km/l (gasolina)
10,8 km/l (etanol)


3
Chevrolet Onix 1.0 manual

Consumo energético – 1,40 MJ/km

Consumo urbano
13,9 km/l (gasolina)
9,9 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
16,7 km/l (gasolina)
11,7 km/l (etanol)

4
Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo manual

Consumo energético – 1,41 MJ/km

Consumo urbano
13,7 km/l (gasolina)
9,6 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
17 km/l (gasolina)
12,2 km/l (etanol)

5
Volkswagen up! 1.0 turbo manual

Consumo energético – 1,44 MJ/km

Consumo urbano
14,1 km/l (gasolina)
9,6 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
16 km/l (gasolina)
11,1 km/l (etanol)

6
Chevrolet Onix 1.0 turbo manual

Consumo energético – 1,47 MJ/km

Consumo urbano
13,5 km/l (gasolina)
9,4 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
16 km/l (gasolina)
11,2 km/l (etanol)

7
Fiat Argo Drive 1.0 manual

Consumo energético – 1,48 MJ/km

Consumo urbano
14,2 km/l (gasolina)
9,8 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
14,5 km/l (gasolina)
10,3 km/l (etanol)


8
Renault Logan 1.0 manual

Consumo energético – 1,50 MJ/km

Consumo urbano
14 km/l (gasolina)
9,4 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
14,9 km/l (gasolina)
10,2 km/l (etanol)
 

9
Fiat Argo Drive 1.3 manual

Consumo energético – 1,51 MJ/km

Consumo urbano
13,4 km/l (gasolina)
9,4 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
15 km/l (gasolina)
10,5 km/l (etanol)
 

10
Renault Sandero 1.0 manual

Consumo energético – 1,52 MJ/km

Consumo urbano
14,2 km/l (gasolina)
9,5 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
14,1 km/l (gasolina)
9,6 km/l (etanol)


BÔNUS
Como a lista dos 10%2b traz três modelos repetidos, vamos listar mais três de bônus…


11
Fiat Uno Way 1.3 manual

Consumo energético – 1,52 MJ/km

Consumo urbano
13 km/l (gasolina)
9,3 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
15 km/l (gasolina)
11 km/l (etanol)

12
Volkswagen Voyage 1.0 manual

Consumo energético – 1,52 MJ/km

Consumo urbano
13,4 km/l (gasolina)
8,9 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
15,6 km/l (gasolina)
10,6 km/l (etanol)


13
Fiat Cronos Drive 1.3 manual

Consumo energético – 1,53 MJ/km

Consumo urbano
13,2 km/l (gasolina)
9,2 km/l (etanol)

Consumo rodoviário
15 km/l (gasolina)
10,7 km/l (etanol)

Fonte: Inmetro
* Sem considerar os veículos híbridos e elétricos