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Coluna do Boris

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Fiat 500 - Abarth na área

Os testes para homologação do Fiat 500 Abarth continuam, porém, em ritmo mais lento, já que o lançamento do modelo não é prioridade para o fabricante. O modelo inclusive já foi flagrado em testes por Veículos em novembro. O lançamento oficial deverá ocorrer somente no segundo semestre, entretanto, o fabricante já emplacou duas unidades da versão esportiva, mesmo com o 500 Abarth não estando 100% homologado para circular no Brasil. Consultada, a Fiat alega que as duas unidades são apenas para estudos e que se trata de uma prática comum com modelos não homologados para rodar no país. Ainda segundo o fabricante, as duas unidades são usadas pela diretoria da empresa, a exemplo do que já ocorre com o Fiat Croma, que fica à disposição do presidente da Fiat, Cledorvino Belini.

Derradeira

O fim da produção do Chrysler PT Cruiser já foi anunciado algumas vezes, mas o modelo de estilo retrô continua no mercado. No Salão de Detroit, o fabricante apresentou aquela que deve ser a última série especial do modelo, a Couture Edition. Com pintura em duas cores, tipo saia e blusa, a série limitada terá alguns itens que remetem aos hot rods dos anos 1930, com rodas polidas aro 16 polegadas e interior com bancos em couro vermelho e detalhes cromados. Nos EUA vai custar US$ 10.995.

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Das profundezas


A famosa casa de leilões Bonhams está se preparando para vender uma relíquia com uma história, no mínimo, inusitada. Trata-se de um raro Bugatti Brescia Type 22, um roadster de 1925, que por mais de 70 anos ficou no fundo de um lago na Suíça, depois de ter sido jogado lá pelo dono, um jovem arquiteto. Mas o conversível foi encontrado por um grupo de mergulhadores a 53 metros de profundidade e tornou-se uma atração entre os membros da escola de mergulho. Porém, em 2008, um dos mergulhadores foi assassinado e os colegas resolveram retirar o Bugatti do fundo do lago para leiloá-lo e doar o dinheiro a uma instituição que trabalha contra a violência. O carro tem apenas 20% das peças recuperáveis, mas a ideia é fazer uma réplica para demonstrar como ficará depois de restaurado. Os organizadores do leilão estimam que o carro seja vendido por cerca de US$ 130 mil.

Bravo 2010

A Fiat apresentou na Itália a linha 2010 do hatch médio Bravo, que será lançado no Brasil no segundo semestre. O modelo passou por discretas modificações externas, que incluem lentes escurecidas nos faróis e grade dianteira reestilizada. Por dentro, o carro é praticamente o mesmo, apenas com novas padronagens de tecidos e apliques no painel que imitam fibra de carbono. O Bravo será produzido na fábrica da Fiat, em Betim.



Classic chinês

A General Motors apresentou na China o sedã compacto Sail, que pode ser visto como a versão chinesa do Chevrolet Classic. É o primeiro carro de passeio desenvolvido pela Shanghai GM e a Pan Asia Technical Automotive Center, empresas que integram a joint-venture GM-SAIC. É um projeto bem mais moderno do que o Classic e usa uma estrutura em monobloco global, com 95% dos componentes compartilhados com outros modelos GM. Será comercializado na China e em outros mercados emergentes, mas não vem para o Brasil. Aqui será vendido o Classic reestilizado com a cara antiga do Sail.

Nano Nervoso

O pequeno indiano Tata Nano chegou ao mercado fazendo fama de ser o mais barato do mundo. Com acabamento simplório e mecânica modesta, está longe de ser um modelo voltado para performance esportiva. Mas, para mudar essa história, a preparadora DC Design fez uma versão nervosa do carrinho, que, equipado com motor 1.6, no lugar do 600cm³ de 33cv, chega aos 200km/h. Para mantê-lo agarrado ao chão, a preparadora usou um kit aerodinâmico pouco discreto, freios e suspensões recalibrados. Para ter um na garagem basta desembolsar US$ 220 mil. Vai ser difícil vender!

Variações

A Alfa Romeo vai mostrar no Salão do Automóvel de Genebra, em março, que na indústria automobilística também é possível fazer variações sobre o mesmo tema. A montadora vai apresentar três protótipos do Giulia, que vão indicar os prováveis caminhos estéticos que vão definir a próxima geração do sucessor do 159. Os estúdios Stile Bertone, Pininfarina e Italdesign Giugiaro exibirão em seus estandes suas respectivas visões do novo modelo Alfa Romeo, sendo um cupê (que poderá dar origem ao novo Brera), uma versão aberta e um sedã.

Gato escaldado

Depois de se ver obrigada a fazer um recall de 3,8 milhões de veículos nos EUA, devido a acelerações acidentais em seus modelos, a Toyota resolveu se precaver. A montadora vai equipar os carros da marca com um sistema preventivo que atua quando percebe que o motorista tenta frear o automóvel sem sucesso. Caso isso ocorra, o sistema coloca o motor em marcha lenta. Vale lembrar que o problema que gerou o recall gigantesco era o tapete que prendia o acelerador.

Para quem gosta

A Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Fumec vai oferecer em fevereiro o curso de extensão em design automobilístico e de transportes. O curso tem como objetivo qualificar profissionais para a criação e o desenvolvimento de veículos, tornando-os aptos a integrar as equipes de projetos e design das montadoras ou a desenvolver trabalhos autônomos. A carga horária é de 60 horas e as aulas se estenderão de 27 de fevereiro a 26 de junho, aos sábados, das 9h às 13h. As inscrições devem ser feitas na Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro, das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Concurso

Para os talentosos artistas de plantão, a Smart está promovendo em seu site um concurso de design que permite que as pessoas desenhem o ForTwo estilizado. Até 23 de fevereiro, os interessados podem acessar o site www.styleyoursmart.com e por meio de vários recursos personalizar o carrinho de várias formas, usando cores diferentes, estampas e texturas. Um júri especial vai escolher a melhor proposta e o vencedor, que vai ganhar 5 mil euros, será anunciado em 26 de fevereiro. Faça o seu.

Luz de freio

Na próxima semana completa 180 dias recall da VW para o Touareg, unidades fabricadas de 2007 a 2009, com numeração de chassi entre 7D000041 e 9D032558. Deve ser acrescentado um suporte adicional na fixação da terceira luz de freio (brake-light). A quebra dos suportes pode desprender o spoiler ou desligar a luz auxiliar, podendo causar acidentes. Proprietários dos modelos envolvidos devem procurar uma revenda autorizada para a realização do reparo.