
Na década de 1980, se o filho pedisse ao pai uma  miniatura do carro da família, mesmo com muita dedicação, seria difícil  agradar à criança. Talvez, se esse carro fosse um Fusca, praticamente um  carro mundial, a demanda poderia até ser resolvida sem traumas. Mas vá  ter outro modelo na garagem... Além de uma ou outra miniatura tosca  feita em plástico bolha, monocromático e sem detalhe algum, exigindo  muita imaginação da criança para brincar com aquilo, os poucos esforços  da indústria em oferecer a esse público um carro que estava nas ruas  estava na série Bate e Volta, da Estrela.
VEJA FOTOS DAS MINIATURAS!
Enquanto existiu, a série  reproduziu o Corcel II, o 147 e o Monza hatch, além do Fusquinha, sempre  enfeitados de polícia, bombeiros ou ambulância. Esses brinquedos não  eram nenhum primor, mas, apesar da função chata de bate/volta, já dava  para reconhecer os modelos. O Autorama também chegou a ter um modelo de  rua andando na pista, um pequeno Fiat 147 para lá de tunado. Entre os  rádio controlados, sem chance de ter modelos nacionais. O sonho de todos  morava em carrinhos como o Pegasus, da Estrela, que era a reprodução de  um BMW M1.
	
	
A VIRADA Hoje a situação é diferente. Até os  populares Hot Wheels já se inspiraram em carros genuinamente  brasileiros, como os VW SP2 e Brasília, além do Opala SS e o Dodge  Charger nacional. A clássica Matchbox chegou a lançar uma miniatura da  VW Saveiro, porém, a marca já não é vendida no Brasil há um bom tempo.  “O interesse de ter na coleção os mesmo carros que se vê nas ruas não é  crescente só no Brasil. Esses modelos brasileiros foram feitos quando  éramos o segundo mercado de Hot Wheels. Agora que o México tomou nossa  vice-liderança, eles estão fazendo carros regionais daquele país, como o  Mastretta”, explica Douglas Fernandes, do T-Hunted.com.br, um dos  principais sites especializados em miniaturas do mundo.
Douglas  alerta que muitas vezes esses carrinhos não são brinquedos, quem os  compra são colecionadores, pessoas mais velhas. É o caso de algumas  séries vendidas em bancas de revista, que trazem uma miniatura e um  fascículo que conta sua história. Em 2012, a editora Planeta DeAgostini  lançou a série Carros Inesquecíveis do Brasil, com miniaturas  brasileiras até certo ponto inusitadas como Del Rey, Gol BX, Chevette,  Polara, Uno, Corcel, Gurgel Xavante, Belina, Panorama, Miura, Parati,  Monza, Elba, Pampa, Kadett, Omega, Premio, Corsa, Twingo, Niva, Clio,  Tempra, além de outras figurinhas carimbadas.
	
De acordo com  João Fernandes, gerente de marketing da Planeta DeAgostini, a série de  carros ainda é um grande sucesso. “Estamos sempre de olho no interesse  do cliente , tanto que em nosso site tem um espaço para o visitante  sugerir coleções. Agora estamos começando duas coleções que trazem um  apelo nostálgico”, conta João, referindo-se à série recém-lançada  Veículos de Serviço do Brasil – que traz veículos como a Kombi Escolar, o  Veraneio Ambulância, o Fusca da Telesp, o Santana Táxi e a Rural Rádio  Patrulha – e também a série Caminhões Brasileiros de Outros Tempos, que  chega às bancas em breve com pesados como o Mercedes 1113, da Kibon, uma  Scania LBS 85 como caminhão pipa e o Mercedes LP331, das Casas Bahia.
	
	
BOLHAS Depois  de ter seu Fusca 67 roubado, nos idos de 1985, o comerciante Antônio  Frederico Cavalcanti, que tinha como hobbie o automodelismo, decidiu  comprar a bolha (como é chamada a carroceria do carro rádio controlado)  de um Fusca para ter como lembrança do “besouro”. Claro que Fred, como é  popularmente conhecido, não encontrou a bolha, motivo pelo qual decidiu  usar suas habilidades para fazer uma do Fusca 53. Uma não, cinco  bolhas, que foram adquiridas por amigos. Logo essas bolhas chegaram nas  lojas do ramo e foram surgindo encomendas de outros modelos.
“Certa  vez eu estava num encontro de automodelismo e fui abordado por uma  pessoa que trabalhava na Volkswagen. Ele queria que eu fizesse umas  bolhas do Gol G3 para um evento de lançamento do carro”, conta Fred, que  na época teve acesso ao projeto do modelo ainda inédito. Atualmente, já  são muitos modelos disponíveis, como Passat TS, todos os derivados do  Gol “quadrado” e do G3, Maverick, Golf 95, mas o campeão de vendas é o  Opala cupê. Os modelos podem ser adquiridos no site da Art Bolha  (www.artbolha.com.br) sem pintura, já que os modelistas gostam de fazer  os carros a seu estilo. Fred ainda adiantou seu próximo lançamento, nada  menos que a VW Brasilia.
	
	
	
	
VEJA FOTOS DAS MINIATURAS!
 
                                
