UAI

CNH: sonho da habilitação está mais acessível para quem tem visão monocular

Novo projeto de lei garante acesso de pessoas com baixa visão à CNH tornando o processo de habilitação mais inclusivo; veja detalhes do PL

Publicidade
Novo Projeto de Lei permite uso de dispositivos tecnológicos, para deficientes visuais, no processo de habilitação
Novo Projeto de Lei permite uso de dispositivos tecnológicos, para deficientes visuais, no processo de habilitação Foto: Novo Projeto de Lei permite uso de dispositivos tecnológicos, para deficientes visuais, no processo de habilitação

Segundo a Agência Câmara de Notícias, um novo projeto de lei está em tramitação para alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O Projeto de Lei 2902/21 garante que pessoas portadoras de deficiências visuais possam utilizar tecnologias assistivas, como óculos biópticos com lentes telescópicas, no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O processo de inclusão das novas tecnologias no processo de retirada da CNH demandará alguns cuidados por parte dos orgãos reguladores. Segundo a proposta, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deverá regulamentar o uso desses equipamentos no processo de habilitação de candidatos, incluindo procedimentos e normas relativas à aprendizagem para conduzir veículos automotores, elétricos e motocicletas.

O que são óculos biópticos?

Os sistemas biópticos consistem na combinação de óculos normais com um pequeno sistema telescópico. Ou seja, enquanto a lente dos óculos fornece à pessoa com deficiência visual a visão geral do ambiente, permitindo uma melhor noção de espaço e referência, o telescópio auxilia na rápida localização de detalhes. Esse dispositivo pode ser fabricado para um ou ambos os olhos, facilitando o cotidiano de pessoas com algum tipo de deficiência visual e, consequentemente o acesso à CNH.

Com o uso dessa tecnologia, o processo de capacitação de motoristas passa a ser mais inclusivo, já que pessoas com baixa visão poderão ter acesso ao sonho da Carteira de Habilitação (CNH). O projeto está em tramitação e será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Viação e Transportes ; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Qual a importância do projeto no acesso à CNH?

Melhorar o acesso a recursos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas com deficiências visuais é tornar o trânsito mais inclusivo. Ainda segundo o autor do projeto, a iniciativa é inspirada em outros países que já aderiram às novas tecnologias.

“A direção bióptica já é uma realidade em diversos países, garantindo o direito à mobilidade a indivíduos com baixa visão ou visão subnormal. O sistema os permite obter autonomia para dirigir em condições de igualdade, otimizando sua acuidade visual”, sustenta o autor, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP).

Além disso, o parecer do relator, deputado Duarte (PSB-MA), foi favorável à proposta. “A utilização da direção bióptica já é uma realidade em diversos países, já que é um grande aliado na inclusão das pessoas com deficiência”, ressaltou.