Ainda que a indústria automotiva chinesa esteja se esforçando para obter reconhecimento no exterior, alguns modelos do país ainda persistem como exemplo de design esquisito e tecnologia ultrapassada. Como o R80, hatch médio produzido pela Shangai-Maple que chega como importado ao Chile. O modelo é, basicamente, o mesmo Citroën ZX que gozou de alguma popularidade no Brasil na década de 90 e deixou de ser produzido na França em 1998. Mas, do estilo do carro original, sobrou pouco.
O que ficou foi uma mistura de elementos saídos de um tuning duvidoso, misturados com referências a outros carros. Como a dianteira, cujos faróis e grade parecem ter sido retirados de um Leon da espanhola Seat. O perfil tem como principal novidade a inserção de uma ?janela espia? na terceira coluna. Para alinhar o visual com carros mais atuais, o R80 ganhou lanternas verticalizadas, que tem formato semelhante à porção superior das lanternas do C4 hatch 4 portas. Curiosamente, as lanternas ?de verdade? continuam horizontalizadas, mas se estendem até a tampa do porta-malas. O kit aerodinâmico, composto de para-choques esportivos, aerofólio e vistosas saias laterais, não consegue esconder a idade do projeto.
Veja mais fotos Shanghai-Maple R80 e dos Citroën ZX chineses!
O interior, por sua vez, é o mesmo que equipava o hatch/perua Xsara, modelo que substituiu o ZX. Além do hatch, o modelo também está disponível na versão sedã, R81. Para compensar essa ?colcha de retalhos? automotiva, o carro chinês até que vem bem equipado. São de série ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e, até mesmo, duplo airbag e freios ABS, itens de segurança ainda raros até em automóveis brasileiros. O motor é um quatro cilindros 1.8 com 111 cv, administrados por um câmbio manual de cinco marchas. Tudo por um preço de 4.490.000 pesos chilenos, o que equivale a R$ 15.796, um preço que não compra nenhum carro zero km no Brasil.
Como é normal no mercado chinês, o modelo original ainda está em fabricação na China, em uma parceria entre a PSA Peugeot-Citroën e a Dongfeng. Mas, além do ZX normal, batizado como Fukang, há uma versão atualizada cujo estilo é tão duvidoso quanto do R80. Batizada como CElysée, o Citröen toma emprestada a dianteira dos mais atuais C4 e C5, com faróis espichados, e mantém o resto da carroceria de 1991.