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Citroën DS3 - Emoção garantida

Dimensões reduzidas somadas a motor de alta potência são a receita correta para
transformar carro de aparência dócil em foguete. O câmbio é manual de seis marchas

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Foto:

O DS3 impressiona pela estabilidade, pois o carro parece estar colado no chão, mantendo a trajetória em todas as situações


O Citroën DS3 é daqueles carros que conquistam à primeira vista. A harmonia das linhas da carroceria é inegável e como todo esportivo de estirpe tem duas portas, que são enormes e pesadas. As faixas decorativas (acessório) no capô, teto e tampa do porta-malas são dignas de esportivo verdadeiro. É que atualmente a maioria dos esportivos vendida no país é apenas de adereço. O que não é o caso do DS3. As rodas de liga escura fecham bem o pacote esportivo. O DS3 é o modelo duas portas esportivo de luxo da nova geração do C3, que chega este ano ao Brasil. Trata-se de uma nova estratégia da Citroën de atrair clientes para a marca premium.

Por dentro...

Ao abrir a porta, o motorista se depara com mais esportividade: bancos em formato de concha, quadro de instrumentos com grafismo branco e fundo preto, volante com aplique plástico imitando alumínio e base achatada, além de faixa laqueada (acessório) em toda a extensão do painel central. A posição de dirigir é logo encontrada com regulagens de altura de banco e de altura e distância do volante. Porém, falta a regulagem lombar. Se o espaço para os ocupantes da frente é amplo, a turma de trás não tem tanta folga assim para as pernas. O porta-malas é compatível com as dimensões do carro.

 

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Ao dar a partida e acelerar em primeira marcha o motorista percebe o que tem nas mãos. O motor 1.6 turbo de injeção direta – fruto da parceria entre o grupo PSA e a BMW – se enche rápido e o DS3 desliza fácil sobre o asfalto, com engates precisos das seis marchas. O som esportivo do motor nas acelerações fortes é de orquestra, que em velocidade constante é despercebido. O dilema é que, abaixo de 2.000rpm, o carro não tem o mesmo brilho, apesar de o fabricante informar que torque máximo está disponível a partir de 1.400rpm. A partir da terceira marcha entra em ação o recurso overboost  – mais pressão sobre o turbo, que aumenta o torque para 26,5kgfm, enfatizando ainda mais a esportividade. E que parece funcionar como um estilingue.

Direção...

A relação direta da direção empolga e na primeira curva percebe-se que o carro é grudado no chão. Porém, a suspensão firme demais transfere as imperfeições do piso para dentro causando desconforto. Os pneus de perfil baixo também contribuem para isso. O controle eletrônico de estabilidade evita barbeiragens e corrige mancadas do motorista. Para testar os limites do carro, basta desativá-lo. E o DS3 parece não ter limites em comportamento dinâmico, transmitindo confiança demais ao motorista.

 

Assista ao teste feito por Emílio Camanzi para o programa Vrum: 

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O sistema de freios é eficiente, com direito à sopa completa de letrinhas, e segura a pequena fera, que atinge quase 220km/h. A segurança passiva é completada com seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis nas laterais do assento traseiro.

Prazer...

O DS3 é feito sob medida para os que gostam de dirigir. O carro está sempre à mão e sob controle do motorista pela ótima estabilidade e responde imediatamente nas acelerações, além das linhas bonitas e equilibradas. A garantia é de três anos.

Quanto custa
...

O Citroën DS3 tem preço sugerido de R$ 79.900 e com o único opcional chega a R$ 82.700


Aplique laqueado no centro do painel dá um toque especial


Ficha técnica...

MOTOR

Traseiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve 165cv de potência máxima a 6.000rpm e 24,5kgfm de torque máximo a 1.400rpm

TRANSMISSÃO

Tração dianteira, com câmbio manual de seis velocidades

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS

Dianteira, independente, do tipo McPherson, braços inferiores triangulares com barra estabilizadora; e traseira com travessa deformável e barra estabilizadora / 6 x 17 polegadas/ 205/45 R17

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira, com sistema ABS (antitravamento), REF (repartidor eletrônico de frenagem), AFU (repartidor eletrônico de frenagem) e ESP (controle eletrônico de estabilidade) e controle de tração

CAPACIDADES
Tanque, 50 litros; porta-malas, 280 litros; de carga (ocupantes e bagagem), 432kg


Pneus de perfil baixo transmitem desconforto em piso irregular


Equipamentos de série...

Conforto/conveniência
– Apoio de braço central dianteiro, ar-condicionado digital com filtros de partículas e de carvão ativado, bancos dianteiros com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, coluna de direção ajustável em altura e distância, iluminação interna para os pés e console, computador de bordo, porta-objetos, volante esportivo em couro, retrovisores, travas e vidros com acionamento elétrico, perfumador de painel, porta-luvas refrigerado, travamento central com controle remoto a distância, rádio CD player MP3 com comandos satélite na coluna de direção, seis alto-falantes, entrada USB e Jack, Bluetooth e tomada 12 V dianteira.

Aparência – Rodas de liga leve aro 17, maçaneta das portas cromadas, para-choques na cor da carroceria, retrovisores externos cromados, manopla do câmbio revestida em couro com detalhes cromados, ponteira de escapamento dupla e cromada, soleiras cromadas, volante com acabamento em couro e detalhes em plástico cromado, teto preto, pedaleira de alumínio.

Segurança – Dois suportes Isofix no banco traseiro para cadeirinha infantil, airbags frontais, laterais e de cabeça, alarme antifurto, cintos de segurança dianteiros e traseiros com limitador de esforço, alerta de não utilização dos cintos dianteiros, LEDs para iluminação diurna, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e controle de tração (ASR), luzes diurnas em LED, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis de neblina, freios ABS com Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD) e Auxílio à Frenagem de Urgência (AFU), acionamento de luzes de emergência em frenagem brusca, limpador de para-brisa automático com detector de chuva e indexado à velocidade, controle de velocidade, pisca sob retrovisores externos, vidro do condutor com sistema antiesmagamento.

Opcionais...

Revestimento dos bancos em couro com sistema de aquecimento.

Notas (0 a 10)

Desempenho    10
Espaço interno    6
Porta-malas    8
Suspensão/direção    8
Conforto/ergonomia    8
Itens de série/opcionais    9
Segurança    10
Estilo    10
Consumo    9
Tecnologia    9
Acabamento    10
Custo-benefício    9