UAI

Citroën cria versão mais braba do DS3

O hatch premium aparece na edição limitada Racing, com motor de 200 cv

Publicidade
Foto:

O Citroën DS3 não irá seguir a imagem do Mini Cooper apenas em termos de estilo e sofisticação, mas também em desempenho. A marca francesa desenvolveu uma edição limitada do seu hatch premium, o primeiro modelo da nova linha de luxo da Citroën, a ser apresentada no Salão de Genebra, que terá início no próximo dia 2 de março. Limitada a 1 mil unidades, a série Racing recebe uma série de modificações, a começar pelo motor 1.6 16V Turbo THP da versão DS3 Sport, que passa dos 150 cv de potência para 200 cv, um acréscimo de 30%. O torque, por sua vez, passar a saudáveis 28 kgfm, contra 24,4 kgfm do original, o que representa 15% a mais. O incremento foi possível graças a alterações no turbocompressor, no mapeamento da central eletrônica do motor e na adição de um novo cano de descarga e silenciador, menos restritivos.

Veja mais fotos do Citroën DS3 Racing!

Para manter esse hot hatch bem grudado no asfalto, a Citroën adotou uma suspensão esportiva, com molas e amortecedores enrijecidos, que deixaram o carro 1,5 centímetro mais próximo do solo, além de bitolas alargadas em 3 cm na dianteira e na traseira. Os freios também foram reforçados, com discos especiais na dianteira com pinças de quatro pistões e discos perfurados na traseira. A busca de uma interação mais afinada com o motorista chega também às salvaguardas eletrônicas. O controle eletrônico de estabilidade foi adaptado para se tornar mais permissivo e pode, até mesmo, ser desligado.



Mas a diferenciação mais clara em relação ao 1.6 16V THP de série, fica por conta da nada discreta decoração externa. O DS3 Racing passou por uma personalização chamativa, na qual a Citroën tentou dar ao compacto um ar de carro de corridas, como os bólidos de rally do WRC no qual a marca se sagrou campeã seis vezes com Sébastien Loeb e Daniel Elena, além de obter cinco títulos de fabricante. A combinação entre o cinza chumbo da carroceria e o laranja das rodas aro 18, frisos, teto e detalhes, dão a este DS3 uma imagem de kit car, um aspecto reforçado pelos decalques com o nome da versão e gráficos em xadrez no teto, na frente dos arcos das rodas traseiras, abaixo dos espelhos retrovisores e próximo aos espelhos retrovisores. Os arcos das rodas, os para-choques, o difusor traseiro e as saias laterais recebem um vistoso acabamento que imita a padronagem de fibra de carbono, enquanto as maçanetas e a saída de escape ostentam uma finalização em cromo.

Corra para pegar o seu - o DS3 Racing terá produção limitada a 1 mil unidades



Internamente, o laranja vibrante da carroceria é repetido em uma faixa no painel, console e manopla do câmbio. O console, painel, volante, encostos de braço e painéis das portas ostentam detalhes que imitam fibra de carbono. Como não poderia deixar de ser, os bancos são envolventes, com abas laterais bem pronunciadas e decalques com o nome da versão, replicado em uma placa de identificação numerada e na tampa do porta-malas. Cada um dos carros será personalizado em uma seção da fábrica e o lançamento oficial será no segundo semestre do ano, mesma época em que o DS3 deverá desembarcar no Brasil.

Leia sobre outros lançamentos do Salão de Genebra

Audi A1.

Alfa Romo Pandion Concept by Bertone.

Bentley Continental Supersports Convertible.

Carlsson C25.

Citroën DS High Rider.

Citroën DS3 Racing.

Kia Sportage.

Lotus Elise 2011.

Mazda5.

Mazda6.

Mini Countryman.

Nissan Juke.

Opel Flextreme GT/E.

Opel Meriva.

Peugeot5.

Porsche 911 Turbo S.

Porsche 911 GT3 R híbrido.

Porsche Cayenne.

Protoscar Lampo².

Renault Mégane CC.

Renault Twingo CC.

Seat Ibiza ST.

Subaru Impreza XV.

Subaru Impreza Cosworth.

Volkswagen CrossPolo.

Volkswagen Polo GTI.

Volvo S60.