A Citroën resolveu checar o tamanho da paixão do brasileiro pelo bumbum e apostar na versão hatch do C4. Na verdade, a linha C4 desembarcou no nosso mercado inicialmente com o esportivo VTR, um cupê hatch (duas portas) de linhas traseiras exóticas. E de preço um pouco salgado, pois é importado da Franca. Sucesso mesmo fez seu irmão C4 sedã (Pallas), que começou a ser vendido aqui no ano passado. Mas, como vem da Argentina, chega com preços muito competitivos, pois não paga impostos de importação. Veja mais fotos do Citroën C4 hatch!
Mas a marca francesa tem ainda outra opção da linha C4 e decidiu trazer para o Brasil também o C4 hatch. Que promete mais do que o VTR, pois tem quatro portas, design traseiro mais comportado e importado da Argentina.
Mas, não pense ninguém que design "mais comportado" remete a um carro sem graça e pobre de estilo. A Citroën sempre se destacou pela ousadia de linhas e o C4 hatch não foge à regra. O ponto de destaque na traseira é a lanterna que desce verticalmente ao lado da tampa, mas avança horizontalmente pela lateral. Um toque original, de personalidade e muito charme.
Vrum na TV: Boris Feldman testou o C4 Hatch
Ao volante
Não deixa margem a dúvidas de que se está - literalmente - ao volante de um C4: trata-se do único carro do mundo que tem sua parte central fixa. Alem da originalidade, a solução facilita ao motorista o acionamento das teclas e permite inserir airbag de maiores dimensões.
Como se comporta o carro? Em relação ao C4 Pallas, percebe-se uma diferença de desempenho em função de seu entre-eixos 10cm mais curto e menos peso na traseira: o hatch é mais firme que o sedã em todas as condições de uso. Com um preço a pagar: mais firme e estável significa, por outro lado, menos conforto. Não que o C4 de dois volumes seja desconfortável, pelo contrário: o sedã tem tanto espaço no banco traseiro que os 10cm subtraídos ao entre-eixos não apertam quem vai atrás no hatch.
O porta-malas ficou obviamente prejudicado. Mas perfeitamente coerente para um hatch que disputa mercado na faixa do Astra, Stilo ou Golf: com 340 litros de capacidade, carrega sem problemas a bagagem (contida, é claro) de três ou quatro pessoas.
No Brasil
A Citroën aposta alto no C4 hatch. E tem razões para acreditar no carro que será lançado no nosso mercado em fevereiro de 2009, pois estima-se seu preço na faixa de R$ 55 mil para o modelo com câmbio manual e motor 1.6 16 V, de 110 cv (gasolina) e 113 cv (álcool). Mas será equipado também, nas versões mais requintadas, com o 2.0 16V de 143 cv também flex.
Os diretores da empresa acreditam que o modelo vai superar as vendas do Pallas, hoje no entorno de 2 mil unidades mensais. Se o brasileiro não tem mesmo tanto apego ao bumbum, eles estão apostando certo.
Veja quais foram as mudanças da linha 2009 do Citroën C3 no Brasil no Veja Também, no canto superior direito desta página.