A visibilidade e a luminosidade são os destaques desse monovolume. O ângulo de visibilidade é de 70 graus e há persianas pára-sol deslizantes, inspiradas em componentes aeronáuticos. O teto solar panorâmico é fixo e aumenta a visibilidade externa. Há diversos pontos de luz no habitáculo, com cordões de luz da faixa central do painel, dentro dos painéis de portas e no teto há difusores indiretos com comando na parte inferior do painel. O quadro de instrumentos bicolor contém as principais informações de direção e conforto do veículo. Há lâmpadas de leituras atrás dos bancos dianteiros e os porta-objetos dentro dos painéis de portas se iluminam quando as mãos se aproximam.
O espaço interno é amplo, como na maioria dos monovolumes, e os bancos são individuais. Os da terceira fila são destinados às crianças, principalmente pelo acesso, mas têm cintos de três pontos e apoios de cabeça eficazes. Há porta-objetos em diversos pontos do habitáculo. Os vidros laterais têm cortinas e protegem os passageiros das segunda e terceira filas contra o sol.
Facilidades
O volante tem comandos centrais fixos, só o aro gira. Há regulador e limitador de velocidade, freio de estacionamento automático, sistema de ajuda a partida com o veículo em inclinação ou de ajuda para estacionar. Os materiais do painel são emborrachados e agradáveis ao toque. Veja mais fotos do Grand C4 Picasso
Segurança
Os freios contam com sistema ABS e há controle de estabilidade. São sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina em toda a extensão lateral do veículo e um para os joelhos do motorista). Além disso, tem Isofix para fixação de cadeiras de crianças.
O Grand C4 Picasso é equipado com motor 2.0 e transmissão automática seqüencial de quatro velocidades que se adapta à maneira de dirigir do motorista. A direção tem assistência variável controlada por eletrobomba com novo dimensionamento para compensar o peso no eixo traseiro. A assistência é ligada à velocidade e ao ângulo do volante. A direção é mais firme em alta e mais leve em baixa velocidade para facilitar as manobras.
Preço: R$ 89.800
Ficha Técnica
Características | |
Motor | |
Tipo | Quatro cilindros em linha, 2.0 16V |
Posição | Dianteiro |
Cilindrada (cm3) | - |
Válvulas | 16 |
Diâmetro/Curso (mm) | - |
Taxa de compressão | - |
Potência (cv/rpm) | 143 a 5.500 |
Torque (mkgf/rpm) | 20 a 4.000 |
Combustível | Gasolina |
Transmissão | |
Câmbio automático seqüencial de quatro marchas; tração dianteira | |
Suspensão | |
Dianteira | Tipo McPherson com braços inferiores triangulares e barra estabilizadora |
Traseira | Travessa deformável e barra estabilizadora |
Direção | |
Assistência variável | |
Freios | |
Dianteiros | Discos ventilados, com ABS |
Traseiro | Discos sólidos, com ABS |
Rodas/Pneus | |
Em liga leve, 6,5 x 16 polegadas / 215/55 R16 | |
Dimensões e Capacidades | |
Comprimento (m) | 4,59 |
Largura (m) | 1,83 |
Altura (m) | 1,61 |
Entre-eixos (m) | 2,72 |
Porta-Malas (l) | 208 a 1.951 |
Tanque de Combustível (l) | 60 |
Peso (kg) | 1.560 |
Desempenho | |
0 a 100 km/h (s) | - |
Velocidade máxima (km/h) | - |
Consumo | |
Cidade (km/l) | - |
Estrada (km/l) | - |
Média (km/l) | - |
Leia o teste do Renault Grand Scénic, concorrente do Grand C4 Picasso, no Veja Também, no canto superior direito desta página.