Líder de vendas e carro-chefe da marca Citroën no Brasil, o compacto premium foi lançado no mercado nacional em 2003. Cinco anos se passaram e chega o momento de o carro passar por reestilização para dar frescor a um modelo para o qual não há previsão de substitução, por enquanto.
Como o próprio nome indica, o facelift incorpora sobretudo mudanças estéticas. A própria Citroën admite que as alterações foram sutis, mas justifica a escolha apontando o fato de 98% dos proprietários do C3 estarem satisfeitos com o visual do carro. Como estamparias e outros componentes mais complicados não foram trocados, suspeita-se que as tais intervenções leves são realmente limitadas, por motivo de custo. Veja mais fotos do Citroën C3 2009
As principais diferenças estão no pára-choque dianteiro mais pronunciado, e a grade dianteira mais larga e com moldura cromada e faixas transversais escuras. As calotas, tanto nos modelos com rodas de 14 quanto de 15 polegadas, também são novas.
As versões XTR, com estética inspirada nos modelos aventureiros, mas que, de acordo com a Citroën são on road, ou seja, não adequada a estradas de terra, também foram revistas. Os pára-choques são mais agressivos e acompanham, na parte de cima, a cor da carroceria. Na parte inferior, o acabamento usa tanto o plástico imitando alumínio quanto a borracha preta, que faz uma espécie de moldura em volta da grade debaixo, além de incorporar os faróis de neblina redondos. Na traseira, apenas a XTR teve mudanças, também no tratamento do pára-choque, para ficar em sintonia com o resto da carroceria.
Internamente, as alterações se resumem a revestimentos internos e na adoção de uma nova alavanca do câmbio em alumínio escovado. Em termos de equipamento, a montadora destaca a disponibilidade de um novo pacote que inclui ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. Os itens são de série nas versões XTR 1.6 e Exclusive 1.6.
Os motores não foram alterados. O C3 é disponível com o 1.4, que desenvolve 80 cv com gasolina e 82 cv com álcool, ou o 1.6, que produz 110 cv com gasolina e 113 cv com álcool. Do ponto de vista técnico, a suspensão foi recalibrada. Apesar de não revelar detalhes das modificações, a Citroën informa que o rodar está mais macio. Um ponto negativo do veículo revisto foi o isolamento acústico, com uso de mais materiais fonoabsorventes.
A linha 2009 do C3 já está disponível para venda na rede Citroën, e os preços não sofreram alterações, começando em R$ 39.900 para a versão GLX 1.4. A partir de setembro, versões 1.6 terão opção de câmbio automático.