UAI

Cidade abole sinais de trânsito para reduzir acidentes

Publicidade
Foto:



A cidade de Bohmte, no norte da Alemanha, decidiu abolir todos os semáforos, placas de trânsito e faixas de pedestres do centro da cidade para reduzir o número de acidentes. A retirada dos sinais é parte de um projeto financiado pela União Européia que visa a diminuir os acidentes de trânsito e incentivar novas idéias para o planejamento urbano.

Na Alemanha, há um total de vinte milhões de sinais de trânsito, e especialistas dizem que até seis milhões deles são supérfluos e atrapalham os motoristas. O projeto "Shared Space" (espaço compartilhado) quer demonstrar que o tráfego flui melhor quando motoristas e pedestres têm que prestar mais atenção no que fazem - e não nos sinais de trânsito.

Menos regras
No total, sete projetos-pilotos estão sendo realizados na Holanda, na Bélgica, na Dinamarca, na Grã-Bretanha e na Alemanha. Na cidade de Bohmte, o projeto inclui a remodelação de uma via central da cidade que não terá mais uma clara divisão entre rua, calçada e ciclovia.

Os motoristas têm de seguir apenas duas regras: trafegar pela direita e dar preferência a carros que se aproximam vindos do lado direito. De acordo com o criador do "Shared Space", o holandês Hans Monderman, "quanto mais regras e sinais, mais complicada fica a vida dos pedestres e dos motoristas".

Ele diz que, sem tantas regras, as pessoas ficam mais alertas e tomam mais cuidado com as outras. O projeto pioneiro na Alemanha deverá entrar em vigor em 2008.