Depois de um 2007 com recorde de vendas na indústria automotiva nacional e muitos lançamentos de modelos efetivamente novos, o que havia muito tempo não ocorria, já que as novidades ficavam restritas na maior parte das vezes às reestilizações, 2008 não será diferente. O primeiro trimestre já começou movimentado e muitos lançamentos ainda ocorrerão até o meio do ano. E, como este é ano de Salão do Automóvel, diversas outras novidades estão sendo preparadas para causar impacto no segundo semestre. O caderno Veículos também apurou quais serão as versões de lançamentos, em caso de veículos Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Ford e Citroën.
Volkswagen
Grande expectativa é a chegada do novo Gol. A produção já começou e o carro deve ser lançado no fim de maio ou início de junho. Trata-se de um projeto totalmente novo, que conviverá com o atual, que permanecerá como versão de entrada. O carro também inaugura o motor 1.4, de 85 cv, desenvolvido no Brasil. Assim, terá três versões de motorização: 1.0, 1.4 e 1.6. No segundo semestre, talvez para o Salão do Automóvel, chega o sedã, que poderá ter o nome de Voyage. A família se completa, até o fim de 2009, com o lançamento da perua e de uma nova picape. A idéia da Volkswagen é voltar a conquistar liderança de mercado no Brasil. Mas, com isso, deve desistir de lançar a Saveiro com cabine estendida. Por outro lado, é aguardada com expectativa uma picape média, produzida na Argentina, que também chega ano que vem.
Até julho, serão lançadas versões mais equipadas do Polo e do Fox, uma espécie de série especial. E o Fox também deve ganhar o motor 1.4 no segundo semestre. Outro investimento é nos veículos que vêm do México. A Jetta Variant acaba de ser oficialmente lançada e começa a ser vendida em maio. A fábrica também reforçou a distribuição do Bora e do New Beetle. Ainda no segmento de importados, especula-se a chegada de Eos e Tiguan, cujo nome já foi até registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, um indício de que será usado no Brasil. A versão escolhida do Tiguan deverá ser a 1.4 FSI Turbo 4x4. Lançado no Salão de Detroit deste ano, outro importado que pode ser aguardado no Brasil é o Passat CC (Concept Cupê), mas somente para 2009.
Ford
A nova geração do Focus, também produzida na Argentina, chega no segundo semestre, com motor 2.0, e também deve ser mostrada no Salão do Automóvel. O automóvel terá a carroceria do modelo europeu e chega mais completo e mais caro do que o atual, que continua sendo comercializado como uma versão de entrada, com motor 1.6. Ainda este ano, a marca importa o crossover Edge, do Canadá. O que não se sabia era qual a versão, mas Veículos apurou que será equipado com motor V6 2.5 de 24V e tração 4x4. O modelo fará sua estréia no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e especula-se preço em torno de R$ 140 mil.
GM
A S10 receberá mais um facelift, basicamente novas grade e tampa traseira. O modelo foi flagrado em testes e não deve demorar a ser anunciado. Já o projeto Viva segue em total sigilo em São Caetano do Sul (ABC paulista) . Será nova família para mercados emergentes. Especula-se que, com a chegada dessa nova linha, o Corsa e o Astra sejam aposentados. Certa é a chegada do utilitário Captiva, vindo do México, e apresentado no Salão do Automóvel, em outubro, sendo comercializado a partir de novembro. Será vendido em duas versões: 2.4 16V 4x2 e também a 3.2 V6 4x2, ambas a gasolina.
Leia mais sobre as novidades no Veja Também, no canto superior direito desta página.