Não se trata propriamente de lançamentos, já que esses modelos foram mostrados no fim de 2012 no Salão do Automóvel de São Paulo e estão à venda na rede de concessionárias Chrysler. Porém, só agora o fabricante conseguiu apresentá-los com detalhes e direito a acelerar esses grandalhões. A principal novidade é o Dodge Durango, um utilitário-esportivo de sete lugares fabricado nos Estados Unidos e equipado com motor Pentastar V6 a gasolina. Eo motor a diesel é a novidade no Grand Cherokee.
O Dodge Durango está em sua terceira geração, que é fabricada desde 2010. No design, destaque para a dianteira, em que grade e faróis seguem as linhas dos automóveis da marca e conferem esportividade ao utilitário. As proporções são generosas: 5,07 metros de comprimento, 1,92m de largura, 1,80m de altura e 3,04m de distância entre-eixos. O peso também é generoso, 2.262kg na versão Crew e 2.312 na Citadel. Para deslocar essa massa, sob o capô foi instalado um V6 de 3.6 litros a gasolina (o Pentastar). Ligado ao câmbio automático de cinco marchas, esse motor rende 286cv de potência e 35,4 kgfm de torque. A tração permanente nas quatro rodas é mais um recurso para assegurar a estabilidade e transpor facilmente terrenos ruins.
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A suspensão é independente nas quatro rodas, do tipo duplo A na dianteira e multilink na traseira. Na prática, trata-se de uma suspensão mais rígida, que assegura uma melhor estabilidade, mas tende a repassar as imperfeições do piso. Para equilibrar o Durango, a distribuição do peso entre os eixos é 50/50. A lista de itens de segurança também favorece a estabilidade: com limitador de rolagem da carroceria; controles de balanço do reboque, de tração e estabilidade, além dos freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, apoios de cabeça ativos nos assentos dianteiros e assistente de partida em subida.
DENTRO O espaço interno é bom, menos para a terceira fileira de bancos, com acesso difícil e posição ruim para as pernas. Naturalmente, a terceira fileira “come” boa parte do porta-malas. O volume de carga divulgado é bastante otimista, já que mede o espaço até o teto: 490 litros atrás da terceira fileira e 1.350 atrás da segunda fileira. Os assentos contam com 28 configurações. A habitabilidade é agradável, com bom acabamento e oferta de itens de entretenimento. São duas opções de revestimento em couro, preto e cinza, além do bege na versão Citadel.
CONTEÚDO A versão Crew (R$ 179.900) vem equipada com ar-condicionado, bancos em couro, sendo os dianteiros elétricos, câmera de estacionamento traseiro, sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas com leitor de DVD e HD de 30 Gb, rodas em alumínio de 18 polegadas, sistema de som premium, Bluetooth e tampa traseira com acionamento elétrico. Já a versão Citadel (R$ 199.900) tem a mais bancos dianteiros ventilados, faróis de xênon com nivelamento automático de altura do facho, rodas em alumínio cromadas de 20 polegadas, teto solar elétrico, tela de DVD traseira de 10 polegadas e volante revestido em couro. A expectativa da Chrysler é vender 700 unidades do Durango em 2013.
A imprensa especializada americana aposta no lançamento da reestilização do Durango para o meio do ano, o que desvalorizaria a atual versão. Questionada pela reportagem, a Chrysler respondeu que não fala sobre planos futuros.
Grand Cherokee a diesel
A outra novidade do Chrysler Group do Brasil é a chegada do Jeep Grand Cherokee com motorização a diesel. Esta quarta geração do modelo foi lançada no Brasil em 2011, porém apenas com motor a gasolina. Segundo a marca, o diesel é uma reivindicação de boa parte de seus clientes devido às suas características, como longa autonomia e entrega de muita força em baixas rotações. Tanto que a expectativa é vender 2 mil unidades do Grand Cherokee em 2013, sendo a metade a diesel.
O V6 3.0 turbodiesel chega à linha de montagem americana direto da Itália. O motor, fabricado pela VM Motori, tem 241cv e 56kgfm de torque. A transmissão automática de cinco marchas tem opção de redução e tração nas quatro rodas. As turbinas são de geometria variável, o que garante respostas mais eficientes. O Select Terrain é um dispositivo que permite respostas mais adequadas do sistema de tração para cada tipo de terreno.
O Grand Cherokee a diesel será vendido apenas na versão Limited (a mais completa) por R$ 219.900. Seus principais equipamentos são ar-condicionado, sete airbags (frontais, laterais dianteiros, cortina e joelho) regulagem elétrica nos bancos dianteiros, apoios de cabeça dianteiros ativos, câmera traseira, controle eletrônico de estabilidade, entrada e partida sem chave, faróis de xênon, lanterna em LED, teto solar elétrico e rodas em alumínio de 18 polegadas.
A direção da Chrysler afirma que o programa Inovar-Auto foi a pá de cal para polarizar o mercado entre importadores e fabricantes. Tanto que estabeleceu como concorrentes desses utilitários apenas modelos importados. A marca acredita que disputa um mercado premium formado por 45 mil veículos/ano. De acordo com a Chrysler, a nova geração do Grand Cherokee (apresentada no Salão de Detroit e que será lançada no mercado americano ainda este ano) não deve chegar tão cedo ao Brasil.
* O jornalista viajou a convite da Chrysler Group do Brasil