A crise tem obrigado os fabricantes de Detroit a dar mostras contínuas de que estão planejando o futuro corretamente. Após antecipar algumas novidades, como a nova geração do utilitário Grand Cherokee, que será lançada apenas no ano que vem, a Chrysler revelou o seu plano de negócios para os próximos cinco anos. O plano enumera quais modelos entrarão na linha, quais darão adeus ao mercado e quais passarão por reformas. Entre os finados estão o Chrysler PT Cruiser, que vem do México para o Brasil e deixará de ser produzido no final de 2010, e o superesportivo Viper, cujo final está agendado para a metade de 2011, mas pode retornar em uma nova geração em 2012.
Entre os outros carros que estão marcados estão os crossovers Jeep Patriot, Compass ? ambos em 2012 ? e Commander, que deixará de ser produzido em 2010 mas pode continuar a ser vendido no mercado internacional. Os Dodge Caliper e Dakota serão descontinuados, respectivamente, na metade dos anos de 2011 e 2012.
Mas nem tudo é luto. Além do simpático subcompacto 500, previsto para entrar em produção a partir do final de 2010, o grupo Chrysler também anunciou novos carros que serão produzidos pela Fiat em nome da sinergia e economia de custos. A começar por um novo sedã compacto para os padrões americanos, a ser lançado em 2012. Segundo especulações, o modelo que ocuparia o espaço deixado pelo Neon seria baseado no Fiat Linea, mas nada foi confirmado. O sedã Sebring também dará lugar a um Fiat em 2013, que utilizará a mesma denominação. Outros novos modelos com sotaque italiano ingressarão na gama Chrysler, como um compacto e um crossover, em 2012 e 2013, respectivamente, que também terão versões com o emblema da Dodge.
Até mesmo a marca de utilitários Jeep terá modelos de origem italiana. Um utilitário esportivo compacto está nos planos para 2013 e pode ser baseado no compacto Panda, que possui versão com tração integral na Europa. Os Patriot e Compass também serão substituídos no mesmo ano por outro modelo da Fiat, tal como o Liberty, que pelo menos manterá o seu nome. O Liberty é vendido no Brasil como Cherokee. A picape grande Dodge RAM, também importada para o nosso mercado, será substituída, provavelmente em 2011, por uma nova geração dotada de monobloco, enquanto a versão van dará lugar a outro modelo comercial suprido pela parceira em 2012.
Enquanto uns saem e outros entram na linha, alguns modelos irão permanecer, mas com alterações. O sedã Chrysler 300C irá receber uma geração totalmente nova em 2010 e, de acordo com especulações, pode compartilhar a plataforma de tração traseira com o novo sedã top de linha da Alfa Romeo, marca que também pertence ao grupo Fiat. As minivans Chrysler Town & Country/Dodge Grand Caravan, por sua vez, irão passar por uma reestilização em 2010, com uma nova geração prevista para 2014. O crossover Journey também será reestilizado em 2010. O que irá influenciar o mercado brasileiro, pois os três modelos são importados para cá. Até mesmo o ?muscle car? retrô Challenger sofrerá retoques em 2011, ao contrário do sedã Charger que, sem se tornar um grande sucesso de mercado, dará lugar a uma geração nova em 2011. Outras alterações serão menores, como no Jeep Wrangler, que irá ganhar uma versão turbodiesel no ano que vem.