O SEMA Show, o Salão de acessórios pós-venda e veículos especiais realizado em Las Vegas anualmente, promete um grande espetáculo, mesmo em meio a crise no setor. De olho no evento, que será realizado entre os dias 3 e 6 de novembro, a Chrysler antecipou quatro novos conceitos modificados pela Mopar, a tradicional divisão de acessórios e personalização da gigante norte-americana. A Jeep comparece com dois veículos especiais. O mais chamativo é o Lower Forty ? algo como ?quarenta rebaixado? ? uma versão do Wrangler equipada com enormes pneus de quarenta polegadas ? daí o nome ? em rodas de alumínio aro 20. Isso dá 101 centímetros, mais de 1 metro de pneu. Embaixo do capô de fibra de carbono está um vigoroso motor V8 5.7 Hemi, que trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis marchas.
Para acomodar o enorme conjunto de rodas sem a necessidade de levantar a suspensão, o que poderia alterar o centro de gravidade do utilitário, a Mopar retirou uma grande quantidade de metal da cava das rodas. Os para-lamas são especiais, mais largos e altos que os de um Wrangler ?civil?. Além disso, o para-brisa também foi cortado e se tornou mais inclinado e o estepe deixou a tampa traseira e foi reposicionado no porta-malas Isso suavizou o perfil do jipe, que parece preparado para superar a trilha rochosa de Rubicon, na região da Sierra Nevada na Califónia. A trilha é tão famosa entre os "jipeiros" norte-americanos que chega a batizar uma versão do Wrangler.
Veja mais fotos dos conceitos da Chrysler!
Se o Wrangler Lower Forty parece estar apto a escalar paredes, a versão Unlimited Rubicon foi talhada para longas jornadas, daquelas com acampamentos pelo caminho. O ?jipão? de quatro portas teve o banco traseiro substituído por uma superfície plana para receber muita bagagem. No teto foi instalada uma barraca retrátil para duas pessoas. Tudo foi pensado para resistir a aventuras, incluindo os assentos dianteiros com revestimento resistente à água. Para superar os piores caminhos o carro recebeu para-choques de ferro, ?snorkel?, luzes auxiliares e uma suspensão elevada para abrigar um conjunto de rodas de 17 polegadas calçadas com pneus para inverno e ?off-road?.
Para os que preferem o asfalto liso e interminável, a Mopar modificou um Dodge Challenger. Batizada como 1320, em alusão aos números de pés contidos em ¼ de milha ? cerca de 400 metros. Como bom carro de arrancadas, o ?muscle car? traz um propulsor Hemi 426 ? 7 litros ? com explosivos 563 cv de potência e 74,6 kgfm de torque. O motor foi customizado pela Mopar com tampas de válvulas e tubulação exclusivas. Os canos de descarga brotam ameaçadoramente das laterais do carro, garantia de um estrondo adicional nas pistas. Em busca dos menores tempos, esse Challenger recebeu um novo diferencial autoblocante e pneus especiais.
Dentro da linha ?carro de racha?, o muscle car ostenta uma carroceria que mescla o amarelo cítrico ao preto fosco no capô ? com saída de ar ?, contornos dos faróis e no painel traseiro. Uma combinação que cai bem com as rodas totalmente pretas, criadas originalmente pela Mopar para carros de polícia.
E, para agradar os ?agro boys?, a Dodge também está representada pela versão Bianco da grandalhona Ram 1500, totalmente branca, como o nome sugere. A pick-up, impulsionada pelo motor V8 5.7 Hemi, recebeu uma dose extra de luxo. A caçamba ganhou uma cobertura rígida, enquanto os para-lamas e para-choques são modificados. O ar esportivo é incrementado pela suspensão rebaixada e pelas rodas de alimínio aro 22, tal como o escapamento duplo. No interior o acabamento é em couro preto e branco, combinação que recobre bancos e portas. E o sistema de som é especial. Tudo pelo show.