De Los Angeles, EUA - O sedã Malibu estará à venda nas concessionárias Chevrolet a partir da segunda quinzena de junho. O modelo não é propriamente uma novidade, já que esta geração foi lançada nos Estados Unidos em 2006 e reestilizada em 2008. A próxima será lançada em 2011. O sedã vai se posicionar entre o Vectra e o Omega. A estratégia é tentar fidelizar o cliente da marca que tem um Vectra e pretende migrar para um modelo superior, mas que ainda não é o Omega. O preço é de R$ 89.900.
Apesar de o Malibu não ser um veículo de luxo nos Estados Unidos, será vendido no mercado nacional voltado para público exclusivo. Para isso, a Chevrolet vai importar apenas a versão LTZ, que é a topo de linha. Nova geração está prevista para o ano que vem. A expectativa é vender 200 unidades por mês. A única opção de motor para o Brasil é o Ecotec 2.4, com bloco e cabeçote em alumínio, que fornece 171cv e 22kgfm de torque. De acordo com o fabricante, o modelo alcança velocidade máxima de 194 km/h e atinge os 100 km/h em 10,9 segundos. O consumo é de 9,4km/l na cidade e 14,5km/l na estrada.
TROPICÁLIA
Para rodar no Brasil, o Malibu recebe poucas alterações. Basicamente, foi feita a recalibragem dos amortecedores e a suspensão ficou mais firme, segundo o fabricante, para aumentar a durabilidade e foi elevada em 2,5cm de altura para rodar no país.
Veja a galeria completa do Chevrolet Malibu LTZ 2.4 16V Ecotec!
Não foi necessária nenhuma adaptação para o uso da gasolina brasileira (que contém álcool), já que nos Estados Unidos o modelo é flex. Mas no Brasil o Malibu só vai rodar com gasolina. Tudo porque o etanol usado nos Estados Unidos é o E-85 (etanol com 15% de gasolina), que dispensa o uso de um sistema de partida a frio. Se fosse para rodar com etanol por aqui, teria que receber ao menos o tanquinho de gasolina para dias frios.
GRANDE
Com 4,87 metros de comprimento, 1,78m de largura e 1,45m de altura, no Brasil o Malibu é um sedã grande. Foi sua dianteira que inaugurou a atual identidade dos veículos Chevrolet, com grade em formato trapezoidal dividida por uma barra que tem ao centro a gravata dourada. A linha de cintura alta e os para-lamas pronunciados conferem robustez visual, com rodas aro 18 e pneus 225/50. A traseira é curta, alta e um sobressalto na bordas remete aos muscle cars. As lanternas são uma referência ao Corvette e os dois pares de círculos que compõem a peça têm a mesma posição e espaçamento do esportivo da marca.
O espaço no banco traseiro é excelente, garantido pela grande distância entre-eixos de 2,85 metros. O que se ganha em conforto para os passageiros perde-se na capacidade do porta-malas, que tem 428 litros (razoável para o segmento). Motorista e passageiro da frente encontram a melhor posição com a regulagem elétrica de seus bancos. O volante tem regulagem de altura e distância. O painel central é sóbrio, com acabamento imitando madeira, e os bancos são revestidos em couro.
SEGURANÇA
O modelo tem um forte apelo de segurança, tendo faturado cinco estrelas na avaliação do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e a indicação "Top Segurance" do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dois respeitados órgãos de segurança. Para conseguir isso, o Malibu traz de série airbags frontal, lateral e de cortina, além de freios antiblocantes (ABS), controles de estabilidade e de tração, assistência de frenagem de emergência e distribuição eletrônica de frenagem.
O Malibu é equipado de série com muitos itens de praticidade e tecnologia, como o retrovisor eletrocrômico interno e o externo da esquerda, além de ar-condicionado digital, volante com aletas para a troca manual de marcha, sensor crepuscular, computador de bordo (que entre outras coisas informa a pressão dos pneus), chave com comando Remote Start (que liga o carro a distancia) e sistema de som com oito alto falantes da marca Bose.
Os equipamentos opcionais são poucos: DVD no encosto de cabeça e sensor de estacionamento. Mas o que enche mesmo os olhos de quem não dispensa um brinquedinho eletrônico é o chaveiro com display digital que informa a pressão de cada pneu, quilometragem percorrida, quantidade de combustível no tanque, portas trancadas e se o carro está ligado. O Malibu será vendido no Brasil a partir de R$ 89.900.
ANDANDO
Num percurso de aproximadamente 70 quilômetros pelas estradas da Califórnia, com velocidade controlada a 55 milhas/h (cerca de 88km/h), o veículo apresentou desempenho compatível com sua proposta. O propulsor de 2,4 litros, aliado ao câmbio automático de seis marchas, apresentou um rodar seguro e suave, pois a suspensão traseira é multibraços, sem esbanjar força, mas também sem deixar na mão em retomadas e ultrapassagens. O duplo comando variável de válvulas proporcionou bom torque também em baixas rotações.
(*) Jornalista viajou a convite da General Motors do Brasil
Confira os sketches do novo Chevrolet Malibu.