Apresentado pela primeira vez no Brasil em outubro de 2008, no Salão Internacional de São Paulo, o Chevrolet Malibu já era encarado como uma ofensiva da marca ao sucesso do Ford Fusion. Confirmado para a segunda quinzena de junho, o Malibu LTZ 2.4 16V chega ao Brasil por R$ 89.900, um preço competitivo, mas que o deixa bem acima do Ford Fusion SEL 2.5 16V, que parte de R$ 80.920, quase R$ 9 mil a menos. O motivo é o imposto de importação de 35% pago pelo Chevrolet, enquanto o Ford é taxado simbolicamente em 1% graças ao acordo comercial entre Brasil e México.
Talvez o ar novidadeiro consiga fortalecer a presença do Malibu por aqui. O carro vai atuar em um nicho distante do maior Omega, trazido da Austrália por R$ 122.400. A versão escolhida para o Brasil é equipada com o mesmo propulsor Ecotec já presente no Chevrolet Captiva, capaz de render 171 cv de potência a 6.500 giros e 22,2 kgfm de torque a 5.100 rotações, administrados por um câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais por borboletas no volante. A base é a plataforma Epsilon, a mesma do Opel Vectra de terceira geração, que não veio ao Brasil e saiu de linha há dois anos atrás na Europa.
Ainda que represente uma novidade nas ruas brasileiras, o carro é vendido desde 2008 nos Estados Unidos. Por lá a nova geração já é esperada para o ano que vem, com um novo desenho inspirado no "muscle car" Camaro - que desembarca no Brasil ainda em 2010 - e construção mais refinada, erguida sobre a plataforma Epsilon II do europeu Opel Insignia, que substituiu o Vectra. Como o Vrum antecipou no último dia 12/03, desenhos da segunda geração do modelo já circulam na internet. E os investimentos necessários para produzir o carro, que já foi mostrado para alguns jornalistas dos Estados Unidos em agosto de 2009, já foram feitos. Fique de olho no Vrum para conferir o teste do Malibu.
Leia mais sobre o Chevrolet Malibu
Confira os sketches do novo Chevrolet Malibu.
Chevrolet Malibu confirmado, porém ameaçado.