Um dilema encontrado com freqüência pelos projetistas de veículos famosos é como modificar o modelo sem estragar o apelo que desperta nos consumidores. Isso é particularmente grave no caso do Corvette, que, além de ser um clássico dos Estados Unidos, também carrega a cruz de ser o carro-chefe da Chevrolet. Um carro que, além de seus próprios consumidores, tem que cativar os menos endinheirados a comprarem outros modelos da marca. Veja mais fotos do Chevrolet Corvette!
O cenário fica ainda mais complicado levando-se em consideração que já para o ano/modelo 2008 o esportivo recebeu melhora técnica significativa. Foi o ano em que o Corvette passou a ser equipado com o V8 LS3 6.2, de 430 cv, como modelo de entrada, que deixou o carro com desempenho semelhante aos exóticos europeus. Isso sem contar as opções de 505 cv e o ZR1, com impressionantes 638 cv.
Doce dilema, sem dúvida. Mas havia algo a ser feito para a linha 2009. Nos EUA, o preço ficou mais baixo e, nos modelos conversíveis, a capota com acionamento elétrico é equipamento padrão. O resto é mesmo maquiagem. São duas novas cores externas e duas internas, o emblema das bandeiras foi redesenhado para ficar mais visível, sistema bluetooth de conexão sem fio para telefones celulares e um novo sistema de fechamento da tampa traseira do porta-malas. Mudanças importantes, não?
Bem, mas para o crédito dos projetistas o carro ganhou novo sistema de lubrificação do motor, com maior capacidade de óleo, além de reprogramação dos programas de gerenciamento do ABS e dos controles de tração e estabilidade. Mas depois de quatro anos de melhorias desde o lançamento da atual geração, este ano, o modelo 2009 representa o canto do cisne do carro, já que um modelo totalmente novo será lançado até o fim de 2009.
A verdadeira força do Covertte está em sua relação custo/benefício. Por US$ 46.950 (cerca de R$ 75 mil) é possível comprar um autêntico esportivo de dois lugares, tração traseira, com câmbio manual, e que acelera até 100 km/h em 4,5s ou, por US$ 72.125 (um pouco mais de R$ 115 mil) o modelo Z06, com velocidade máxima em torno de 300 km/h e que atinge 100 km/h em 3,9 segundos.