De Indaiatuba, São Paulo
A nova versão do Captiva, denominada Ecotec, começa a ser vendida este mês. A novidade é o motor 2.4 16V, de 171cv, a gasolina. A transmissão é automática de quatro velocidades, com a opção de troca manual sequencial. O sobrenome do Captiva foi emprestado da família de motores Ecotec, propulsor usado em modelos europeus e norte-americanos desde 2000. Comparada à versão lançada em 2008, com propulsor V6 de 3.6 litros e 261cv, o objetivo da Ecotec é ser uma opção eficiente e menos poluente.
Motor. De acordo com o fabricante, ele mescla potência, economia de combustível e níveis baixos de ruído e emissão, apesar destes três últimos não serem características natas de um veículo do segmento. Para dar mais "crédito" a essa proposta, não são fornecidos valores sobre emissão de poluentes e o consumo divulgado é de 10km/l na cidade e 14,9km/l na estrada, números para lá de otimistas e obtidos apenas em laboratório.
Com a adoção de motor e câmbio mais simples, além de detalhes no acabamento, a idéia da GM é assegurar a boa participação no segmento com o preço mais competitivo que a equipada com motor V-6. O preço sugerido da Ecotec é de R$ 87.990, enquanto o valor de um V6 apenas com tração dianteira é de R$ 96.990. A GM imagina que a versão Ecotec responda por metade das vendas do Captiva no Brasil.
Segurança
Equipada com seis airbags, freios ABS, controle de tração e estabilidade, cintos de segurança com pré-tensionadores e apoios de cabeça ativos, tudo de série. O Captiva só peca por não ter o apoio de cabeça central traseiro.
Assista no Vrum na TV: Emílio Camanzi apresenta a nova Captiva
Por fora, o modelo ganhou alguns toques que asseguraram mais esportividade e personalidade à versão. Os para-choques são de duas cores, mesclando a cor do carro (disponível nas opções prata, cinza, azul e preto) com a cor antracite (um cinza bem escuro), que também está presente nas maçanetas externas e nas molduras das soleiras.
No interior, que tem bom acabamento, com plásticos e tecidos de boa qualidade, foram usadas cores claras. O computador de bordo traz informações interessantes como a durabilidade do óleo e pressão dos pneus. O painel informa até se o reservatório do lavador do para-brisa precisa ser abastecido.
Impressões
Quanto ao motor, que sobra no Captiva V6, o Ecotec é razoável. As arrancadas, retomadas e torque em baixas rotações não chegam a decepcionar. A velocidade é eletronicamente limitada a 180km/h. O balanço nas curvas lembra que se trata de veículo alto e nessa hora o controle de estabilidade é bem-vindo. O sistema de suspensão repassa grande parte das imperfeições da pista para dentro do habitáculo. Em altas rotações, o motor é ruidoso. O sistema escolhido para a troca manual de marchas, um botão localizado na alavanca de câmbio, não se mostrou tão prático quanto o de modelos em que a troca é realizada no volante (do tipo borboleta) ou na alavanca. A visibilidade traseira fica prejudicada pela coluna C muito larga.
?Jornalista viajou a convite da General Motors
Leia mais:
Chevrolet confirma importação do Captiva
Chevrolet Captiva - Tempero mexicano