A General Motors norte-americana se antecipa ao Salão de Detroit'2016, que abre as portas na próxima segunda-feira (11), e apresenta a versão de produção do Bolt EV durante a International Consumer Electronics Show (CES), feira de consumo em Las Vegas. O compacto elétrico da Chevrolet foi desenvolvido para custar na faixa dos US$ 30 mil e percorrer mais de 320 quilômetros (200 milhas) com uma recarga nas baterias. Um aplicativo específico permite usar o carro de forma compartilhada, travar, destravar as portas e manobrá-lo automaticamente à distância. Uma tela sensível ao toque de 10 polegadas serve como interface para todas as funções de comando do app.
Em menos de 45 minutos na tomada, o Bolt EV pode completar até 80% da carga, dependendo de variáveis como o clima. São três os modos de uso, urbano, rodoviário ou fim de semana, que ajustam parâmetros como altura do carro em relação ao solo, nível de rigidez da suspensão e velocidade de resposta ao comando do pedal do acelerador. O design segue a nova identidade da Chevrolet, com faróis e grade afilados e linha de cintura acendente, além de ampla área envidraçada. Típica de um monovolume, estilo que mais se encaixa, embora a GM o considere um crossover.
Na construção foram utilizados materiais leves como alumínio, magnésio e fibra de carbono. Por dentro, o painel segue o conceito de cockpit duplo, característico da Chevrolet, e o assoalho é plano. 'O conceito do Bolt EV quebra paradigmas no mercado de veículos elétricos, pois foi feito para as massas, não para milionários', sustenta o CEO da General Motors, Mary Barra.