A nova bateria de testes do Latin NCAP não revelou boas notícias para dois carros bem conhecidos do público brasileiro. O Chevrolet Agile e o Renault Clio não conseguiram nenhuma estrela na avaliação, o que quer dizer que os modelos "não cumpriram com as mínimas regulamentações de segurança". Os automóveis com pior desempenho na última instância de testes de impacto do Latin NCAP foram o Nissan Tsuru, o Renault Clio Mio, o Suzuki Alto K10 e o Chevrolet Agile; todos eles com zero estrela (no total de cinco).
É importante ressaltar que os modelos testados do Agile e do Clio são versões do mercado argentino e têm, portanto, algumas diferenças em relação aos carros produzidos para o Brasil. O Agile que foi testado não possui duplo airbag, diferente dos que são vendidos no Brasil. E a versão Mio do Clio também não é oferecida no mercado nacional - apesar de que por aqui o Clio também não vem com as bolsas infláveis.
O modelo da Chevrolet ficou com zero estrela para proteção para adultos e duas estrelas na de crianças. A entidade (que é o braço latino-americano da organização europeia que promove testes independentes de segurança) destacou não só a ausência de airbags, como a deformação do carro em uma colisão, como fatores que colocam em risco os passageiros por lesões na região da cabeça, pescoço e ombros, o que é considerado grave. "Os dummies passageiros registraram esforços elevados no teste de impacto; resultado da instável estrutura do habitáculo do carro, expondo-se a área dos pés do motorista a maiores riscos. As forças sobre a cabeça do motorista foram inaceitavelmente altas. A proteção do passageiro criança obteve apenas duas estrelas", afirma o comunicado do LAtin NACAP.
O compacto da Renault teve desempenho ainda pior: zero estrela para proteção de adultos e apenas uma para a segurança de crianças. "As forças sofridas pelas cabeças dos dummies foram inaceitavelmente altas. Esses resultados fazem que o Renault Clio Mio obtenha zero estrela e zero ponto a respeito da segurança do adulto".
Veja a relação completa com as quatro baterias de testes:
Aprovado
A boa notícia da última bateria de testes é que o Latin NCAP concedeu, pela primeira vez, uma qualificação cinco estrelas quanto à segurança do adulto. Pena que o modelo não é vendido no Brasil. Trata-se do SEAT Novo Leon. "Gostaríamos de anunciar, além disso, a qualificação quatro estrelas para a proteção do passageiro adulto do City Car Suzuki Celerio. Os resultados evidenciam que os fabricantes podem proporcionar, na região, pequenos carros com estruturas estáveis, bem como com boa proteção para seus ocupantes".
Exigente
Neste ano, o Latin NCAP aumentou a exigência de seus procedimentos de teste. O sistema de pontos pune os veículos quando os dummies sofrem cargas que supõem uma lesão fatal no próprio teste. Um carro cinco estrelas para adultos deverá, além disso, ser aprovado no teste de impacto lateral conforme regulamentação de 95 das Nações Unidas, bem como oferecer ABS e lembretes para cintos de segurança nos bancos da frente nos modelos padrão.
A Renault se manifestou diante o resultado do Clio. Segue abaixo, a íntegtra da nota da montadora
O Novo Clio foi testado sem air bag. Esta configuração corresponde à regulamentação em vigor nos mercados onde é vendido, já que as regulamentações sul-americanas ainda não exigem o air bag. A partir de janeiro de 2014, todos os Novo Clio serão comercializados com air bag para o condutor e passageiro.
O Novo Clio cuja versão foi testada pelo LatinNCAP tem um nível de segurança igual e até mesmo superior àquele de seus concorrentes diretos no segmento (Peugeot 207 Compact, VW Gol Trend 1.6, Fiat Palio ELX, 1.4 Chevrolet Celta, Ford KA Fly Viral, Chevrolet Corsa Classic e Fiat Novo Uno). Todos estes modelos, testados em 2012, obtiveram 1 estrela nos resultados LatinNCAP. O novo processo mais rigoroso do teste LatinNCAP fez com que o Novo Clio, testado em 2013, não obtivesse nenhuma estrela. Se nos baseássemos no protocolo do LatinNCAP em vigor em 2012, o Novo Clio teria obtido 1 estrela, assim como os seus concorrentes do mesmo segmento.
Veja outros vídeos de testes divulgados neste ano: