UAI

Central multimídia é grande espiã dos motoristas, diz estudo

Marcas de automóveis não atendem a critérios mínimos no que diz respeito á privacidade dos motoristas, alerta ONG

Publicidade
Central multimídia é a principal fonte de coleta de dados do motorista
Central multimídia é a principal fonte de coleta de dados do motorista Foto: Central multimídia é a principal fonte de coleta de dados do motorista

A central multimídia é a atual queridinha dos consumidores: trata-se de um equipamento exigido pelo público, preferencialmente com uma tela bem grande. Porém, se você está entre os muitos consumidores que apreciam esse item, é bom ficar ciente que ele atua como uma espécie de espião. É o que diz um estudo realizado pela ONG Mozilla Foundation, sediada nos Estados Unidos.

"Carros são a pior categoria de produto já analisada, em termos de privacidade", revelou a entidade. Segundo a pesquisa, todas as 25 marcas analisadas coletam dados pessoais dos usuários, sendo que a central multimídia é a principal fonte dessas informações.

Entre os dados coletados aos quais a central multimídia permite acesso, estão as músicas que os ocupantes ouvem e os serviços digitais que eles utilizam, as velocidades que o veículo atinge e, pasme, até mesmo os locais por onde o motorista circula. Isso significa que os fabricantes conhecem, literalmente, os próprios clientes de maneira íntima.

Para quê servem os dados coletados pela central multimídia?

Entre as marcas analisadas, 84% fazem algum tipo de uso interno das informações. Já 76% vendem os dados para fornecedores ou para outras empresas. Por fim, 56% compartilham as informações com o governo ou com forças de segurança.

Se há uma boa notícia, é que duas únicas marcas, ainda de acordo com a pesquisa, fazem uma verificação correta dos dados coletados: Renault e Dacia, que integram o mesmo grupo empresarial. Porém, todas as demais fabricantes do setor, entre as quais Volkswagen, Toyota, BMW e Tesla, não atendem ao padrões mínimos de privacidade dos usuários.

A Mozilla Foundation informou ainda que entrou em contato-, via e-mail, com rodas as marcas analisadas. Entretanto, a ONG afirma que só recebeu resposta - e, mesmo assim, de maneira incompleta - de Mercedes-Benz, Honda e Ford. E agora, você ainda vai operar a central multimídia do seu carro de modo tão despretensioso como antes?