Algumas unidades do Chevrolet Celta vêm apresentando vazamento de óleo na caixa de marchas e, se o problema não for detectado e solucionado rapidamente, as conseqüências podem ser graves. Em alguns casos, percebe-se certa dificuldade no engate das marchas. Mas, se o vazamento não for contido, podem ocorrer danos mais graves nas engrenagens, travando a caixa.
Aparecido da Silva é proprietário de um Celta 2007. Comprou o carro zero e, depois de rodar 1.800 quilômetros, percebeu que as trocas de marchas já não eram feitas de forma tão suave e precisa. O câmbio agarrava na passagem da primeira para segunda marcha, e desta para a terceira. Com o carro ainda na garantia, Aparecido procurou a concessionária LiderBH, onde foi detectado inicialmente que o problema era a regulagem no trambulador (elemento de ligação entre a alavanca do câmbio e suas engrenagens).
Engates
Mas o serviço feito não deu resultado e, depois de certo tempo, Aparecido voltou a ter dificuldades no engate das marchas. Recentemente, ele resolveu levar o carro em outra concessionária Chevrolet, a Grande Minas, onde o problema começou a ser finalmente esclarecido. A equipe técnica da concessionária constatou que o nível do óleo da caixa de marchas estava muito baixo. A causa era um vazamento no retentor, um anel de borracha que fica na parte superior da caixa.
Como o carro ainda estava na garantia, acabou ficando na concessionária por alguns dias, aguardando a conclusão do serviço. O anel de borracha foi substituído em garantia, mas a assistência técnica da concessionária constatou que o câmbio estava com problema no sincronizador, que dificultava o engate das marchas. A substituição do componente foi autorizada por Aparecido, mas, por falta da peça, o Celta permanece na concessionária.
Vedador
Na Grande Minas, ele foi informado pelo consultor técnico de que o vazamento teria sido detectado em outras unidades do modelo. O caderno Veículos consultou a assistência técnica das concessionárias Chevrolet em Belo Horizonte e três confirmaram ter conhecimento do problema de vazamento da caixa de marchas do Celta. Em todas, a explicação foi a mesma: o anel vedador não segura o óleo.
De acordo com o departamento de Serviço e Pós-Vendas da General Motors do Brasil, o vazamento pelo trambulador do Celta já havia sido detectado. Para resolver o problema, a montadora disponibilizou informação técnica em todas as concessionárias e oficinas autorizadas no país, indicando como reparar o inconveniente. A GM explica ainda que o problema ocorre no anel anti-ruído interno do trambulador, que, em alguns casos, permitia "pequeno vazamento do óleo lubrificante". A montadora não pretende fazer campanha para reparar o defeito, pois considera que são apenas alguns casos e, quando os mesmos ocorrem, os clientes são atendidos em garantia na rede autorizada, sem custos.