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Cayenne S Transsyberia - Prova de gelo

Para comemorar a vitória no rali que percorre 7,2 mil quilômetros pelas terras geladas da Rússia e Mongólia, Porsche cria versão especial do utilitário-esportivo

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Nada como uma vitória em uma das provas de rali mais difíceis do planeta, para criar bom argumento de marketing, principalmente quando o produto em questão é um utilitário-esportivo. Dessa forma, a Porsche investe alto para participar do Rally Transsyberia, que percorre 7,2 mil quilômetros por uma das mais inóspitas e geladas regiões do planeta. Os carros partem de Moscou, passando pela Sibéria e chegando à cidade de Ulan Bator, capital da Mogólia. Utilizando versões modificadas do Cayenne, a montadora alemã foi vitoriosa nas três últimas edições.

Modelo tem suspensão ativa a ar, com ajuste personalizado. Acabamento interno em couro e alcântara


Para comemorar a vitória na edição de 2007, a Porsche criou uma edição especial do Cayenne. Denominada Transsyberia, a versão é baseada na S e voltada tanto para o uso no asfalto quanto no fora-de-estrada. O motor é o V8 4.8, de 410 cv, naturalmente aspirado, com sistema de injeção direta de combustível. A versão especial vem equipada de série com câmbio manual, de seis marchas (com relações mais curtas); com opção de transmissão automática Tiptronic, também de seis velocidades. Com câmbio manual, o Transsyberia acelera até 100 km/h em 6,1 segundos (0,5 segundo mais rápido que a versão S) e alcança os 253 km/h de velocidade máxima.

O consumidor pode escolher quatro combinações de cores: preto com laranja; prata com laranja; preto com cinza; ou cinza com prata. Rodas de liga de 18 polegadas, com desenho especial, completam o visual da versão. O Transsyberia é equipado com os sistemas de suspensão a ar ativa PASM (Porsche Active Suspension Management), que permite ajuste personalizado do conjunto; e de tração PTM (Porsche Traction Management), que distribui a força entre os dois eixos, de acordo com as condições de dirigibilidade, sendo que, no modo básico, 38% vai para o eixo dianteiro e 62% para o eixo traseiro. O carro também conta com bloqueio de diferencial central, que pode bloquear até 100% se necessário. O Transsyberia será apresentado no Salão de Paris, que abre as portas para o público em 4 de outubro.