UAI

Carros novos chegam ao mercado com preços menores

Publicidade
Foto:

Na versão topo de linha, o preço da Ranger 2010 teve queda de R$ 7,2 mil


Agência Estado

A estratégia adotada pelas montadoras brasileiras, durante vários anos, de aproveitar a mudança de linha para reajustar preços dos carros, mesmo com pouca ou nenhuma alteração em relação ao modelo anterior, está sendo abandonada. Hoje, ocorre o oposto. Mesmo com novo desenho e mais equipamentos, muitos dos modelos 2010 estão chegando ao mercado mais baratos que a linha 2009

O Fiesta 2010, que será lançado pela Ford nesta semana, terá preço médio entre 3% a 4% inferior ao da linha atual, o que representará uma economia média de R$ 1,3 mil a R$ 1,5 mil. Há casos em que a versão ficará até 6% mais barata, como a Fly, que terá preço sugerido de R$ 32,2 mil, R$ 2 mil a menos que a versão da linha 2009

A estratégia foi usada também na recém-lançada picape Ranger, cuja versão top, que custava R$ 103,9 mil, teve o preço reduzido em R$ 7,2 mil na versão 2010, mesmo com a incorporação de itens como vidros com sensor antiesmagamento e sistema de travamento das portas por controle remoto

Com a mudança de linha ocorrendo cada vez mais cedo, manter ou reduzir preços também faz parte da disputa por participação no mercado. A Fiat iniciou em janeiro a introdução de modelos já classificados como 2010. Antes, essa mudança era feita por todas as marcas só no segundo semestre.

Leia também:

Ford Ka 2010 ganha novos equipamentos de série
Linha 2010 da Volkswagen
Astra 2010 aparece oficialmente
Fiat lançará em 2010 um carro de preço baixo
IPI de veículos será recomposto em janeiro de 2010
Venda de veículos no 1º semestre é recorde, diz Anfavea