UAI

Mais de 2.700 carros elétricos chineses desembarcam no Brasil; confira os modelos

Embarcação chegou no porto de Vila Velha (ES) trazendo carros da BYD e GWM

Publicidade
Veículos serão transportados para vários estados brasileiros, principalmente São Paulo
Veículos serão transportados para vários estados brasileiros, principalmente São Paulo Foto: Veículos serão transportados para vários estados brasileiros, principalmente São Paulo

Nesta terça-feira (29), um navio cargueiro chinês desembarcou no porto de Vila Velha (ES) trazendo para o mercado brasileiro quase 3 mil carros elétricos e híbridos chineses. Como informou a prefeitura da cidade, os veículos a bordo são das montadoras BYD e GWM.

Do Espírito Santo, esses carros eletrificados serão transportados para vários estados brasileiros, principalmente São Paulo, onde se concentram os maiores importadores de veículos do país. 

A embarcação que trouxe os veículos se chama Green Kemi e é de propriedade da montadora internacional China Ocean Shipping Company (Cosco). Com 225m de comprimento, 33m de largura e capacidade para transportar 68 mil toneladas de cargas, a embarcação está destinada a atender exclusivamente, de modo direto e regular, à linha marítima de transporte de cargas entre a China e o Brasil, sem a necessidade de parada e nem de transbordo.

O navio, que partiu do porto de Taicang, no Leste da China, em 18 de julho, simboliza um esforço em prol de uma economia mais verde e sustentável. E isso não apenas por ter transportado os carros elétricos zero emissão, mas também por pertencer à “frota verde” da Cosco, sendo, assim, uma embarcação que emite menos CO² que as demais que fazem o mesmo serviço.

Até o final do ano, milhares de carros elétricos da China chegarão ao Brasil

Segundo o presidente da Câmara de Comércio Brasil/China, Carlos Eiras, a demanda por carros elétricos (e a combustão) chineses têm crescido neste ano no mercado brasileiro. Apenas no primeiro semestre, foram mais de 8 mil veículos oriundos da China que já chegaram ao Brasil pelo porto de Vila Velha.

Com o recente aquecimento do setor, impulsionado pelas novas opções "mais populares" lançadas pela GWM e BYD, a tendência é que a vinda dos carros elétricos chineses ao mercado brasileiro aumente ainda mais. Alguns desses lançamentos incluíram o BYD Dolphin, BYD Seal e o GWM Ora 03.

Quanto aos eletrificados que acabaram de chegar, por outro lado, ao que tudo indica, serão modelos não tão "populares", mas sim "de luxo do tipo SUV" – pelo menos, foi isso o que informou a Prefeitura de Vila Velha no comunicado.

Sendo assim, provavelmente, esses mais de 2.700 carros elétricos que desembarcaram em Vila Velha incluem os seguintes modelos: BYD Song Plus DM-I, BYD Tan EV, BYD Yuan, além da linha Haval híbrida da GWM.