Nos Estados Unidos, os americanos tendem a pensar que um veículo maior é um veículo melhor. Por isso, não é novidade que, pelas ruas do país, predominem os SUVs e as picapes. No caso dos carros elétricos, por sua vez, a história se repete.
A picape Ford F-Series, por exemplo, é o veículo mais vendido do país há mais de 40 anos – seguido, no ano passado, pelo Chevrolet Silverado, linha de picapes Ram e Toyota RAV4.
Sendo assim, como um veículo grande é o que boa parte da população dos EUA procura, muitos potenciais compradores de carros elétricos ainda não encontraram os seus modelos ideais – ou se encontram, os preços estão nas alturas.
Eles não precisam necessariamente de sedãs elétricos de luxo – eles querem as picapes e SUVs com os quais já estão acostumados. E se essa demanda é alta, a indústria passa atendê-la, produzindo os carros elétricos nesses segmentos e com valores altos consequentemente.
Em entrevista ao Insider, Steve Patton, líder do setor de mobilidade da EY America, se pronunciou sobre o assunto
"Até recentemente, realmente não tínhamos muita opção nisso do ponto de vista de EV. [...] Não é surpresa nem coincidência que a maioria dos novos modelos lançados ou planejados para os próximos meses esteja nesse segmento, porque é isso que nós, como consumidores americanos, queremos comprar”.
Steve Patton
Mas porque os carros elétricos são muito caros, afinal?
Se a indústria, nos EUA, foca em SUVs e picapes, as baterias para os elétricos terão de ser maiores também – sendo, consequentemente, mais caras. O resultado, portanto, são os carros elétricos tendo altos custos de produção e sendo vendidos, então, por preços altos também.
Os carros elétricos populares atualmente incluem a picape elétrica GMC Hummer de US$ 100 mil, o Rivian R1T de US$ 75 mil, e o Cadillac Lyriq de quase US$ 62 mil.
Segundo a Kelley Blue Book, empresa de avaliação de veículos e pesquisa automotiva na Califórnia, um novo EV é vendido hoje nos EUA por preços médios de US$ 61.448 (R$ 306.594 na conversão direta).
No entanto, um estudo recente da Deloitte descobriu que 70% dos compradores de veículos nos EUA não gastam mais de US$ 50 mil (R$ 249.475) para adquirir carros elétricos.
Aqueles que desejam um EV mais barato podem considerar modelos como o Chevrolet Bolt de US$ 27.800 ou o Nissan Leaf de preço semelhante. Isso, entretanto, pode exigir algum sacrifício, já que eles terão de abrir mão de seus "fetiches" por carros grandes.
A longo prazo, essa realidade pode mudar
No longo prazo, os preços dos carros elétricos, provavelmente, tenderão a cair à medida em que os SUVs se tornam mais acessíveis.
Além disso, os novos créditos fiscais do governo americano para os EVs podem contribuir ainda mais para isso.
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