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Carros brasileiros cancelados: veja 5 modelos que 'morreram antes de nascer'

Fabricantes cogitaram lançar alguns veículos muito interessantes, mas acabaram desistindo na fase de desenvolvimento

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BY seria menor e mais barato que o Gol
BY seria menor e mais barato que o Gol Foto: BY seria menor e mais barato que o Gol

Os setores brasileiros de engenharia e de design dos grandes fabricantes de carros são reconhecidos pela competência e pela criatividade. Afinal, muitos modelos interessantes saíram das pranchetas e dos computadores desses profissionais. Porém, como é comum na indústria automobilística, vários projetos acabaram ficando pelo caminho.

Carros brasileiros cancelados

Hoje é dia de conhecer justamente esses modelos, que acabaram sendo cancelados pelos fabricantes antes de chegarem às ruas. Vale destacar que, nesta matéria, consideram-se carros brasileiros aqueles cujo desenvolvimento ocorreu no país. Logicamente, a fabricação também seria nacional, caso os projetos tivessem sido concluídos. Tudo esclarecido, segue o listão!

1- Ford Del Rey II

Ford Del Rey II protótipo de traseira
Em vez do Del Rey de segunda geração, a Ford acabou lançando o Versailles, um clone do Santana

Na prática, o Del Rey era apenas uma derivação do Corcel II, mas conseguiu conquistar um público cativo graças ao bom acabamento e ao sofisticado pacote de equipamentos. Assim, a Ford chegou a iniciar o desenvolvimento de uma segunda geração para o sedan. Além da carroceria reprojetada, o modelo teria motor 2.3 (o mesmo que equipou o Maverick) e entre-eixos mais longo, para aumentar o espaço interno.

O projeto ficou conhecido como Omega II (vale lembrar que o código “Omega” designou o internamente o próprio Del Rey e nada tinha em comum com o homônimo da Chevrolet), mas acabou cancelado quando a Ford se uniu à Volkswagen na Autolatina, em 1987. No lugar dele, veio o Versailles. Um protótipo chegou até a ser testado em túnel de vento, onde revelou boa aerodinâmica, com cx. de 0,35.

2- Ford 'Jampa'

Protótipo de jipe da Ford, apelidado de Jampa, de frente
Design do jipe nacional tinha inspiração no Bronco da época

Antes de falar sobre a "Jampa", é preciso voltar um pouco no tempo. Mais precisamente até 1967, quando a Ford adquiriu as operações da Willys Overland no Brasil e, de quebra, integrou os modelos Rural e Jeep à própria gama. O segundo, em especial, era um produto sem similares no mercado nacional, o que lhe garantiu uma longa sobrevida, até 1983. E ele quase teve um substituto...

Pois é, o objetivo era o de preencher a lacuna deixada pelo Jeep. O projeto previa a utilização de plataforma e mecânica da Pampa 4x4: o apelido "Jampa", dado pela imprensa, era justamente uma brincadeira com a fusão dos nomes desses dois modelos. O motivo do cancelamento é desconhecido, mas pode ter relação com as limitações do sistema de tração total da picape compacta.

3- Chevrolet Opala pick-up e hatch

A linha Opala era bem completa, já que incluía carrocerias cupê, sedan e perua (Caravan). Entretanto, poderia ter sido maior, já que a Chevrolet estudou pelo menos outras derivações: uma picape e um hatch. No caso da primeira, informações sobre a existência de um protótipo circularam em 1975, indicando que ela deveria estrear no ano seguinte, quando a gama passou por uma reestilização.

Já o segundo surgiu um pouco mais tarde: o lançamento ocorreria por volta de 1980, junto com mais uma reestilização. As razões que levaram a Chevrolet a cancelar tais projetos não são totalmente claras, mas o fato é que, logo depois, a empresa lançou dois carros brasileiros com propostas parecidas, baseados em modelos distintos: o Monza Hatch e a Chevy 500.

4- Volkswagen BY

Volkswagen BY prata de traseira estacionado
Modelo tinha a seção dianteira da carroceria proveniente do Gol, mas traseira era própria

No início da década de 1980, a Volkswagen estava empenhada em lançar um carro menor e mais barato que o Gol. O projeto tinha o Fiat 147 na alça de mira, atingiu estágios avançados de desenvolvimento e até alguns protótipos funcionais foram construídos. Esse veículo não chegou a ganhar nome comercial, apenas uma denominação interna: BY.

O subcompacto permaneceu nos planos da empresa durante anos, mas acabou cancelado em 1987. Pesou contra ele o posicionamento longitudinal no motor, impróprio para um veículo tão pequeno, pois exigia um capô longo, o que desfavorecia o aproveitamento do espaço interno. Além do BY, outros carros brasileiros da Volkswagen ficaram apenas na fase de desenvolvimento, como o próximo do listão!

5- Volkswagen Voyage 'bolinha'

Volkswagen Voyage bolinha prata protótipo ao lado de Polo Classic vermelho, ambos de frente
Em vez do Voyage, Volkswagen optou pelo Polo Classic

O Voyage teve um hiato entre os anos de 1995 e 2008. Nesse período, o sedan compacto simplesmente ficou fora de linha. Mas o caso é que a Volkswagen tinha planos de continuar produzindo o modelo. Ele seria totalmente reprojetado junto com o Gol, que ganhou uma nova geração. Porém, no fim das contas, a empresa optou por produzir o Polo Classic (lembra dele?) na Argentina.

Informações de bastidores revelaram, posteriormente, que essa decisão teve motivações políticas. É que, naquele momento, havia uma disputa entre executivos da multinacional: o cancelamento do projeto teria sido uma retaliação de um para com o outro. Ainda assim, o Voyage permaneceu entre os carros brasileiros de maior aceitação da Volkswagen e só saiu definitivamente do mercado no ano passado.

Já testamos o Voyage Evidence, versão top de linha do sedan compacto. Assista ao vídeo!

https://youtu.be/0ovemeoAexY