Foi-se a época em que o mundo dos desenhos animados era restrito aos pequenos. De um bom tempo para cá, os roteiros das animações estão tão caprichados que permitem vários graus de compreensão, de acordo com quem assiste. Mas não vamos esquecer que a nossa paixão é o universo automotivo. Juntando esses dois mundos, chegamos à recente estreia de Carros 2 nas telonas. Desde o lançamento do primeiro filme, em 2006, crianças e adultos esperam pelo retorno das aventuras de Relâmpago McQueen e Mate.
ESPIONAGEM À MINEIRA Além dos já esperados pegas travados nas pistas, especialidade do carrinho vermelho, a animação surpreende com uma trama paralela de espionagem. Paralela nada! Para falar a verdade, Mate, o carro-guincho mais mineiro de todos os tempos, agora é o verdadeiro protagonista do desenho, salvando o mundo e até descolando no final uma charmosa namoradinha chamada Holley Caixadibrita. Desta vez o caipira de Radiator Springs, localizado no Condado Carburetor, ganha o mundo e mostra a todos a sagacidade escondida por trás do seu jeitão despachado.
NAS PISTAS Mas os fãs incondicionais de Relâmpago McQueen, inconfundíveis nas filas de cinema, não vão se decepcionar. O que não falta na animação é velocidade, nas pistas e nas ruas. O Grand Prix Mundial reúne vários carros, misturando modelo de fórmula com outros da categoria turismo. O principal rival do carrinho vermelho é o ególatra Francesco Bernoulli, um italiano irritantemente idolatrado pelas mulheres, principalmente por ter as rodas expostas.
O CARRO Mas toda a classe que falta ao carro-guincho encontra-se de sobra em Finn McMíssil, um Aston Martin, mestre espião britânico capaz de deixar James Bond no “chinelinho”. O inglês se desloca sob a água no modo submarino e também como um barco. Para combater os inimigos, tem muitas armas, uma câmera de espionagem, rodas magnéticas e ganchos para chegar aos lugares mais difíceis. Se tiver necessidade de voar, conta com a ajuda do parceiro, Siddeley, um jato espião.
PELO MUNDO O Grand Prix Mundial leva Relâmpago McQueen e seus amigos para correr e se aventurar no Japão, França, Itália e Inglaterra. Em Tóquio, são imperdíveis as experiências de Mate com o wasabi (aquela raiz forte da culinária local) e com um banheiro tecnológico. Em Paris, eles conhecem o Arco do Triunfo (com formato de motor), a Torre Eiffel (com jeito de vela de ignição) e a romântica Ponte das Artes. Na terra do macarrão, os personagens se divertem numa cidade costeira fictícia chamada Porto Corsa. Em Londres, a famosa torre com o relógio foi rebatizada como Big Bentley.
TÍPICOS À medida que os países vão sendo visitados, a “fauna” local de carros vai sendo revelada. Aparecem ao fundo modelos como Toyota Magesta, Nissan Figaro, Opel Meriva e Ford Mondeo, que nunca foram lançados nos Estados Unidos. Na Itália é possível ver os pequeninos Fiat 500 antigos e atuais, além do Tio Topolino.
BRASUCAS Como o Brasil sempre (ou quase!) fez bonito nas pistas, ganhou duas homenagens. A primeira é a competidora carioca Carla Veloso, dublada pela cantora Claudia Leitte. Outra, sul-americana, com o campeão Emerson Fittipaldi, que por estas bandas assumiu o personagem original de Lewis Hamilton, com direito a dublar a voz do carrinho em português e espanhol.
INJUSTIÇADOS Como sempre, os badboys (ou badcars) são uma atração à parte. A horda do mal é formada pelos “tranqueiras”, modelos considerados feiosos e decadentes. Entre eles não poderia faltar o AMC Gremlin e o AMC Pacer (que na verdade são carrinhos supersimpáticos e cheios de personalidade!).
PAIXÕES John Lasseter, diretor da animação, conta que para ele a história do filme é muito pessoal. “Eu cresci adorando carros e a cultura dos automóveis do Sul da Califórnia. Meu pai era gerente de peças de uma concessionária Chevrolet”, conta Lasseter. Como a outra paixão do diretor são os filmes de espionagem, na continuação ele juntou o útil ao agradável.
FICHA TÉCNICA
Os produtores divulgaram a ficha técnica do supercampeão Relâmpago McQueen, que na continuação já faturou quatro Copas Pistão.
Relâmpago McQueen
MOTOR: V8
POTÊNCIA: 750cv
VELOCIDADE MÁXIMA: 320km/h
ACELERAÇÃO (até os 100km/h): 4,5 segundos
TRAÇÃO: traseira
SUSPENSÃO: amortecedor tubular frontal com molas reguláveis
FREIOS: a disco nas quatro rodas
PNEUS: Lightyear
E o Vrum pode te levar para ver o 'Carros 2' no cinema. Clique no banner no alto da tela e saiba como participar!