Você saberia reconhecer um veículo dois volumes? Talvez se esta pergunta fosse feita trocando o termo "dois volumes" por "hatch", seu nome mais conhecido, muitos já poderiam responder positivamente. Hatches e sedãs até que são reconhecidos pela maioria das pessoas, mas e se o modelo for um multiuso, um cupê ou um monovolume? Caderno Veículos pesquisou e explica os principais tipos de carroceria disponíveis no mercado.
De acordo com o professor Jairo Drummond Câmara, da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, as carrocerias dos primeiros automóveis foram inspiradas nas antigas carruagens fechadas, com portas e vidros, do século 17. A produção industrializada das carrocerias se deu em 1908, com o Ford T. Aos poucos as carrocerias foram se alargando e os pára-lamas, se integrando ao corpo do veículo.
Fato curioso, os primeiros carros nem traziam porta-malas, já que ninguém sentia muita confiança para se aventurar em viagens longas. Um pouco mais tarde, esse item indispensável ainda era considerado um acessório. O ano de 1934 marcou a entrada do monobloco no mercado, estrutura em que carroceria e chassi formavam uma única peça, que proporcionou a construção de carros mais leves e resistentes. Segundo o professor, novos tipos de carroceria foram surgindo de acordo com cada necessidade de uso.
Hatch
Nos hatchback, seu nome completo, o porta-malas está integrado ao habitáculo dos passageiros, além de o vidro traseiro fazer parte de sua tampa. De forma geral, a traseira destes veículo terminam com um corte abrupto, o que os caracteriza como dois volumes (o motor e o habitáculo).
Sedã (notch back)
Devem ter quatro portas, porta-malas destacado do habitáculo. Geralmente a tampa e o vidro traseiro não são integrados. O sedã clássico tem os três volumes (motor, habitáculo e porta-malas) bem destacados. Outro tipo de sedã é o fastback, que se assemelha ao hatch porque o teto está ligado ao porta-malas com uma inclinação (porém, mais suave). O vidro traseiro é independente da tampa do porta-malas.
Perua
Derivado de um sedã, esse veículo tem o habitáculo dos passageiros projetado sobre o porta-malas, que o faz ganhar mais espaço para as bagagens. Também são conhecidos como Station Wagon ou SW, suas iniciais.
Picape
Com cabine simples ou dupla, tem o habitáculo dos passageiros e uma caçamba destinada ao transporte de carga.
Furgão
Semelhantes às picapes, esses veículos se diferenciam por terem a caçamba fechada.
Multiuso
Versátil, esse modelo pode ser usado para carregar vários passageiros (quando configurado com duas fileiras de bancos traseiros), apenas carga (quando se retiram os bancos traseiros), ou um misto dos dois. O multiuso se diferencia do furgão porque seu habitáculo se comunica com o restante do veículo.
Van
Destinado ao transporte de várias pessoas, as vans se parecem com pequenos ônibus.
Conversível
São veículos sem a capota rígida que podem ser classificados como: Roadster/Spider: esportivo de dois lugares; Cabriolet: semelhante ao roadster, porém com duas fileiras de assentos; Targa: conversível em que apenas a parte do teto acima dos passageiros é removível, sendo que as janelas laterais ficam no lugar.
Cupâ
Duas fileiras de assentos, duas portas e, em geral, de três volumes. Esta classificação tolera automóveis com mais de dois lugares e carroceria parecida com um fastback.
Jipe
Destinados ao fora-de-estrada, costuma ter elevados ângulos de entrada e saída para transpor obstáculo, auxiliado por pneus especiais, tração integral, reduzida e motores potentes.
Utilitário-esportivo
Também conhecidos como SUV (Sport Utility Vehicle), os utilitários-esportivos são peruas derivadas de picapes grandes ou médias
Monovolume
Chamados de minivans, esses veículos estão entre as peruas e as vans porque são altos e têm grande espaço interno. Com grande área envidraçada, os monovolumes compartilham plataforma com veículos de passeio.
Crossover
Veículos urbanos com funções e/ou aspecto de um fora-de-estrada.
Limusine
Veículo longo e luxuoso, deve levar pelo menos seis passageiros além do habitáculo do motorista, que é separado dos demais passageiros.
Foto: