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Carro zero - Tudo está como antes...

Apesar da inflação, modelos estão mais baratos do que há um ano, pela concorrência dos chineses e desaquecimento do comércio em função das restrições para concessão de crédito

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Em pesquisa realizada desde o início do mês, o caderno Vrum constatou que os preços praticados atualmente para os veículos zero-quilômetro – principalmente dos modelos de entrada de cada marca e que passaram por reestilização recente – equivalem aos anunciados em julho do ano passado. E, em algumas situações, até aos valores cobrados em março de 2010, último mês em que vigorou o desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Em alguns casos houve redução efetiva nas tabelas sugeridas pelos fabricantes; em outros não houve mudança de tabela, mas os preços anunciados e/ou efetivamente praticados pelas concessionárias são próximos, idênticos ou até mais baixos. Bom momento para barganhar.

MAIS BARATO O Ford Ka vem sendo anunciado pela marca a preço cada vez menor, já que acaba de passar por pequena reestilização e chega às concessionárias renovado mês que vem. As concessionárias, por sua vez, ainda reduzem como podem para desovar os estoques. Em março de 2010, o pequeno era anunciado a R$ 24.480, com um brinde de R$ 1 mil em acessórios, que foi retirado no fim do mesmo mês. Meses depois, em julho, mesmo sem o desconto de redução do IPI, o Ka custava R$ 23.900. Hoje, é anunciado a R$ 23.490, mas as concessionárias de Belo Horizonte vendem por R$ 22.990 ou até menos.

E o Fiesta não fica atrás. Em março de 2010, a exemplo do que ocorre com o Ka agora, estava próximo de ser reestilizado e era vendido a partir de R$ 26.900 na versão 1.0 hatch. Em julho, já reestilizado, custava R$ 27.900. Hoje as concessionárias praticam R$ 26.990. A Ford também reduziu o preço do Fiesta mais equipado para valores rigorosamente idênticos aos do chinês J3 (leia “Ousados”).

NOVO POR VELHO Em março de 2010, o Chevrolet Celta duas portas era anunciado a R$ 24.040, com brindes de alarme, travas e vidros dianteiros elétricos. Em julho, o preço caiu para R$ 23.490, mas sem os brindes, e, no fim do mês, o carro ficou R$ 500 mais caro. Atualmente, é anunciado a partir dos exatos R$ 23.990. O modelo de quatro portas custava R$ 24.990: também mesmo preço divulgado hoje, porém depois de o carro passar por pequena reestilização. Já o sedã Classic, em relação a julho do ano passado, não teve alteração: R$ 26.990. Mas em março daquele ano chegou a ser anunciado por revenda da marca a R$ 24.855, antes também de pequena reestilização.

POR R$ 200 O Siena Fire pulou de R$ 26.790 em março de 2010 para R$ 26.990 em julho e custa a mesma coisa um ano depois. A Strada Fire, a partir de R$ 28.990, tem preço, ainda hoje, igual ao anunciado em março (o desconto de IPI para as picapes não terminou em março de 2010). Campeão de reduções, o Linea LX, em julho do ano passado, chegou a ser anunciado a R$ 53.990, depois a R$ 50.990; e, hoje, para o modelo 11/11, a R$ 49.990 (como em março de 2010).

Siena Fire subiu R$ 200 desde março de 2010 e hoje custa R$ 26.990



LINHA 11/12 Depois de tentar subir os preços anunciados para a linha 11/12, há algumas semanas, a VW recuou e voltou ao que era anunciado para a linha 11/11, cujos preços são próximos ou idênticos aos praticados ano passado: Gol geração quatro, R$ 23.990 (contra R$ 23.490 em março); Novo Gol, R$ 27.990 (R$ 27.290 em março). Merece destaque o Polo (carro acaba de passar por pequena reestilização, mas as unidades comercializadas ainda não passaram pela maquiagem), anunciado atualmente com airbag duplo e freio ABS a partir de R$ 46.610. Há um ano, custava R$ 44.490, sem os itens de segurança que, certamente, implicariam nos pouco mais de R$ 2 mil de diferença.

C3 custa a partir de R$ 37.990, mesmo preço de quando vigorava desconto de IPI



NADA ALÉM Carro que não sofreu nenhuma alteração em todo esse período foi o Citroën C3 1.4, anunciado a R$ 37.990, com pacote que inclui rodas de liga leve e bancos em couro. A exemplo de alguns modelos da marca, em julho do ano passado, o Nissan Livina 1.6 já custava como hoje: R$ 43.990 (que representa R$ 1 mil acima do praticado no último mês de redução do IPI).

Stepway: tabela reduzida em R$ 3 mil

 

Ousados
Depois do lançamento dos chineses JAC J3 hatch e Turin (sedã), ambos 1.4, por, respectivamente, R$ 37.900 e R$ 39.900, já completos, a Ford cuidou logo de reduzir os preços do Fiesta 1.6. A marca simplesmente igualou os preços: R$ 37.900 para o hatch e R$ 39.900 para o sedã, equipados com airbag duplo e freios ABS, além de ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. Já a Renault, ao reestilizar o Sandero em maio deste ano, reduziu, na tabela de preços sugeridos, o valor de todas as versões em cerca de R$ 1 mil. Já o StepWay caiu pouco mais R$ 3 mil e hoje é vendido a partir de R$ 42.600 (preço sugerido).